Novos conselheiros tutelares de Aparecida passam por capacitação

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 15 de abril de 2013 – O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aparecida de Goiânia (CMDCA), realiza durante toda esta semana, de 15 a 19, no período vespertino, o curso de qualificação e capacitação dos 15 novos conselheiros tutelares, eleitos pela população no último dia 06 de abril. O curso é uma exigência para assumir o cargo.

Os conselheiros eleitos conhecerão os órgãos que fazem parte da rede de proteção à criança e ao adolescente de Aparecida de Goiânia. Serão ministrados cursos de como agem as secretarias de Saúde, Educação, Ação Social e Esporte e Lazer, do Ministério Público por meio do Juizado da Infância e Juventude, além das ações da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e da Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais e estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

“Os novos conselheiros serão inseridos no universo da proteção à criança e ao adolescente, conhecendo as ações das secretarias municipais, da promotoria, da legislação que protege as crianças e os adolescentes e também as políticas públicas de promoção dos direitos da criança e do adolescente”, frisou o presidente do CMDCA, Deurimar Barbosa Silva.

A secretaria de Ação Social foi a primeira a explicar suas ações e metodologias, nesta segunda-feira,15, para os novos conselheiros tutelares de Aparecida de Goiânia.

Eleição – Ao todo, foram seis locais de votação nas três Zonas Eleitorais de Aparecida. Cada uma delas elegeu cinco candidatos. O mandato será extraordinário, uma vez que a Lei Federal nº 12.696 de julho de 2012 – aprovada no Congresso Nacional – prevê a ampliação do mandado para quatro anos e realização de novo processo eleitoral unificado em 2015.

Para o conselheiro Rômulo Fofão, o curso de capacitação é importante para que os novos conselheiros aprendam um pouco mais da função. “A iniciativa é importante porque apesar de termos disposição para o trabalho somos novos na função e precisamos estar bastante interados das funções de um conselheiro tutelar. Com o curso, saberemos como agir em cada situação em que o conselho for acionado”, considerou Rômulo.

Os 15 novos conselheiros tutelares de Aparecida de Goiânia serão empossados pelo prefeito Maguito Vilela no dia 22. A escolha dos presidentes de cada conselho será feita internamente, entre os eleitos, logo após a posse.