Núcleo de Música da Escola Municipal de Artes abre período de matrículas

Por Felipe Fulquim

20 de dezembro de 2019

Por Felipe Fulquim

20 de dezembro de 2019


Foto: Claudivino Antunes

Os cursos de bateria, teclado, violão, sax e de técnica vocal são voltados para o público de 10 anos acima e o de Iniciação Musical para crianças de 6 a 9 anos

Está aberto o período de inscrição para os interessados em participar dos cursos que serão oferecidos no primeiro semestre de 2020 pelo Núcleo de Música, da Escola Municipal de Artes de Aparecida de Goiânia. A primeira etapa das inscrições foi iniciada em 09 de dezembro e segue até a próxima sexta, 20, na própria sede da instituição, localizada na rua Antônio Barbosa Sandoval esquina com rua Benedito Batista de Toledo (antigo prédio da Câmara Municipal). 

Uma nova etapa de matrículas acontecerá entre os dias 06 e 17 de janeiro, com o fim do recesso da instituição, período em que deve ser feita também a renovação da matrícula para os alunos da casa.

A Escola Municipal de Artes faz parte da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (SEMECT) e, por meio de seu Núcleo de Música, oferece aulas nas seguintes modalidades musicais: bateria, teclado, violão, saxofone e técnica vocal. As aulas envolvem teoria e prática e os interessados em frequentar os cursos precisam ter, no mínimo, 10 anos e devem se submeter a testes de aptidão previsto para acontecer entre 20 e 22 de janeiro. 

Além dos cursos descritos acima, o Núcleo de Música oferece também a Musicalização Infantil, modalidade que é voltada exclusivamente para o público de 6 a 9 anos. Neste caso, os interessados não precisam se submeter a testes de aptidão, bastando somente a efetivação da matrícula cuja data limite é o próximo dia 20. As aulas voltadas para essa faixa etária proporcionam a vivência com as linguagens musicais, o ensino de flauta doce e o canto coral. 

O resultado dos testes de aptidão serão divulgados dia 27 de janeiro, período em que se inicia as matrículas, que seguem até o dia 31. As aulas estão previstas para ser iniciadas na primeira semana de fevereiro dia 3 (segunda-feira).

Balanço 2019

De acordo com o diretor do Núcleo de Música, maestro Francinaldo Rodrigues, a instituição encerra o ano de 2019 com um balanço positivo de quase 300 alunos matriculados e frequentes, distribuídos nas modalidades de ensino oferecidas.

Ao final de cada semestre, a instituição realizou a Semana da Música. Nas duas ocasiões, o evento funcionou como culminância dos trabalhos desenvolvidos e serviu, tanto para atrair o público aparecidense, quanto para que os cursistas pudessem se apresentar para o público, demonstrando, na prática, o rendimento obtido por meio da participação deles nas aulas. 

“O Núcleo de Música tem agregando valor cultural e profissional para a comunidade aparecidense. Além de ofertar um ensino de música sistematizado para a formação e aperfeiçoamento dos cursistas, vem oportunizando o público a ouvir música de qualidade”, explica o diretor da instituição, Francinaldo Rodrigues.

Mestre pela Universidade Federal de Goiás, o maestro destaca a sensibilidade do poder público municipal, na pessoa do prefeito Gustavo Mendanha, que, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, vem dando condições para que as pessoas interessadas em seguir profissão na área musical tenham, no próprio município, meios de alavancar a carreira.

“Todos os semestres estamos aprovando alunos nossos que se candidatam a vagas em cursos de graduação em música na Universidade Federal de Goiás e Instituto Federal de Goiás e que necessitam passar antes em testes de aptidão”, destaca o maestro.

O Núcleo de Música da Escola Municipal de Artes, além do curso de formação musical, desenvolve ainda outros projetos que fazem parte do calendário e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo e da estrutura da Prefeitura Municipal. Um deles é o Projeto Banda Sinfônica, que reúne semanalmente para ensaios e apresentações 60 profissionais da área. Parte dos componentes é da própria Escola. Os demais músicos são da comunidade aparecidense, com atuações em igrejas, associações e escolas. 

Outro destaque é o Projeto Grupo Instrumental Jovem. Formado por estagiários do curso de música do Instituto Federal de Goiás (IFG) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), parte deles bolsistas do Programa de Estágio Remunerado do município, os 22 músicos do projeto reúnem-se semanalmente para ensaios e apresentações artísticas, sendo uma das atrações nos eventos oficiais da Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

Podemos mencionar também para o Projeto Canto Coral, grupo que se reúne periodicamente e que costuma atuar em cantatas, mostras culturais e eventos artísticos. No total, o grupo é formado por 80 membros, entre eles, alunos da modalidade Técnica Vocal e membros da comunidade aparecidense. 

O projeto mais recente é o Camerata de Violão. O grupo é constituído de oito músicos com idades de 15 a 40 anos. Os instrumentistas reúnem-se sistematicamente para ensaios e apresentações de cunho acadêmico. 

Para o ano de 2020, está prevista a formação da Orquestra Sinfônica do Município. A ideia é incluir na Banda Sinfônica, que é composta de músicos que lidam com instrumentos de metais, percussão, madeiras e palhetas, músicos e instrumentos de corda.  

Conforme destaca Rogério Francisco Leite, que há 15 anos é professor de música lotado na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, mas que, neste ano de 2019, atuou exclusivamente como maestro e professor no Núcleo de Música da Escola Municipal de Artes, as ações desenvolvidas pelo município vêm contribuindo significativamente para o desenvolvimento do senso crítico da população aparecidense. 

“Aparecida está levando para o público apresentações artísticas com música instrumental e música coral, formando uma plateia de ouvintes e aprimorando o gosto pra ouvir música de qualidade”, arrematou o maestro, fazendo menção ao conjunto de 120 vozes que vem se apresentando pela cidade.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)