OAB Aparecida promove palestra sobre cidadania na Escola Sebastiana Lourenço Camilo

Por Felipe Fulquim

23 de agosto de 2019

Por Felipe Fulquim

23 de agosto de 2019


Foto: Divulgação

A advogada Sharon Chiarelli falou ao público formado por alunos e professores da unidade, sobre os aspectos teóricos e práticos da cidadania na sociedade brasileira

Os conceitos da cidadania com base em fundamentos filosóficos, históricos e a luz da Constituição Brasileira de 1988, foram as temáticas trabalhadas com cerca de 60 alunos do 8° e 9° anos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Sebastiana Lourenço Camilo (Rua Notre Dame, Residencial Village Garavelo), na manhã desta sexta-feira em mais uma edição do Projeto OAB Cidadania. A palestrante Sharon Soltak Chiarelli, titular da Comissão da Advocacia Jovem da OAB Aparecida, falou sobre os assuntos ligados a prática da cidadania e o desrespeito a este valor inerente ao indivíduo na sociedade brasileira.

A coordenadora de programas e projetos Luciana Bernini, que abriu os trabalhos representando a secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo Valéria Pettersen, destacou o valor da iniciativa na formação de uma consciência cidadã. “O tema cidadania é importante na formação social dos alunos da nossa rede e certamente essas crianças e jovens colocaram esses conhecimentos em prática”, declarou em sua fala de abertura da palestra.

A aluna do 9ª ano, Emile Dantas, ressaltou o que aprendeu com a palestra promovida com a OAB Aparecida. “Nesta palestra aprendi que temos que ser proativos como cidadãos no sentido de praticar nossos deveres e direitos em sociedade”. O também estudante do 9° ano, Willian Aires, falou sobre suas impressões acerca da palestra que ouviu junto com sua turma. “Temos que respeitar e ajudar as pessoas, algo que eu já pratico no meu dia a dia e que aprendi um pouco mais nesta palestra”.

O professor de Matemática, Celso Dantes, que está há 17 anos como docente na rede municipal, reforçou a importância das contribuições trazidas pelo ciclo de palestras para a comunidade escolar. “A palestra de hoje serve de reflexão para os nossos alunos sobre os deveres e direitos como sociedade e desperta uma atitude cidadã em cada um de nós”, pontuou.

Acompanharam a palestra desta edição do projeto as advogadas Ana Carolina Carmo, Raniely Gomes Oliveira e Tainá Boaventura, integrantes da Comissão da Advocacia Jovem da OAB Aparecida.

Ciclo de Palestras

O Projeto OAB Cidadania é um parceria entre a rede municipal de Educação de Aparecida e a Ordem dos Advogados do Brasil (Subseção Aparecida). As palestras seguirão até dezembro de 2019 voltadas aos alunos da Rede Municipal com base em temas como: Cidadania, Violência Doméstica, Bullying, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Direito do Consumidor, Direito de Família, Direito do Trabalho, Direito da Mulher, Direito Ambiental entre outros temas de semelhante relevância.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)