OAB Aparecida promove palestra sobre cidadania na Escola Sebastiana Lourenço Camilo

Por Felipe Fulquim

23 de agosto de 2019

Por Felipe Fulquim

23 de agosto de 2019

Foto: Divulgação

A advogada Sharon Chiarelli falou ao público formado por alunos e professores da unidade, sobre os aspectos teóricos e práticos da cidadania na sociedade brasileira

Os conceitos da cidadania com base em fundamentos filosóficos, históricos e a luz da Constituição Brasileira de 1988, foram as temáticas trabalhadas com cerca de 60 alunos do 8° e 9° anos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Sebastiana Lourenço Camilo (Rua Notre Dame, Residencial Village Garavelo), na manhã desta sexta-feira em mais uma edição do Projeto OAB Cidadania. A palestrante Sharon Soltak Chiarelli, titular da Comissão da Advocacia Jovem da OAB Aparecida, falou sobre os assuntos ligados a prática da cidadania e o desrespeito a este valor inerente ao indivíduo na sociedade brasileira.

A coordenadora de programas e projetos Luciana Bernini, que abriu os trabalhos representando a secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo Valéria Pettersen, destacou o valor da iniciativa na formação de uma consciência cidadã. “O tema cidadania é importante na formação social dos alunos da nossa rede e certamente essas crianças e jovens colocaram esses conhecimentos em prática”, declarou em sua fala de abertura da palestra.

A aluna do 9ª ano, Emile Dantas, ressaltou o que aprendeu com a palestra promovida com a OAB Aparecida. “Nesta palestra aprendi que temos que ser proativos como cidadãos no sentido de praticar nossos deveres e direitos em sociedade”. O também estudante do 9° ano, Willian Aires, falou sobre suas impressões acerca da palestra que ouviu junto com sua turma. “Temos que respeitar e ajudar as pessoas, algo que eu já pratico no meu dia a dia e que aprendi um pouco mais nesta palestra”.

O professor de Matemática, Celso Dantes, que está há 17 anos como docente na rede municipal, reforçou a importância das contribuições trazidas pelo ciclo de palestras para a comunidade escolar. “A palestra de hoje serve de reflexão para os nossos alunos sobre os deveres e direitos como sociedade e desperta uma atitude cidadã em cada um de nós”, pontuou.

Acompanharam a palestra desta edição do projeto as advogadas Ana Carolina Carmo, Raniely Gomes Oliveira e Tainá Boaventura, integrantes da Comissão da Advocacia Jovem da OAB Aparecida.

Ciclo de Palestras

O Projeto OAB Cidadania é um parceria entre a rede municipal de Educação de Aparecida e a Ordem dos Advogados do Brasil (Subseção Aparecida). As palestras seguirão até dezembro de 2019 voltadas aos alunos da Rede Municipal com base em temas como: Cidadania, Violência Doméstica, Bullying, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Direito do Consumidor, Direito de Família, Direito do Trabalho, Direito da Mulher, Direito Ambiental entre outros temas de semelhante relevância.