Obra do Polo Aeronáutico Antares em Aparecida deve começar em março de 2021

Por Rackel Vieira e Daniela Ribeiro

12 de agosto de 2020

Foto: Rodrigo Estrela

Videoconferência lançou também as obras do Eixo Leste-Oeste 04, que dará acesso à UFG e também ao Aeroporto Executivo

Após concluir o período de planejamentos e desburocratização de processos, falta pouco para começar as obras do Polo Aeronáutico Antares em Aparecida de Goiânia. De acordo com informação repassada pelo diretor do Polo Aeronáutico Antares, Marcos Alberto Luiz de Campos, a expectativa é que as obras sejam iniciadas em março do próximo ano. Os últimos detalhes do andamento do processo de implantação do aeroporto executivo em Aparecida foram acertados em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 12, na sala de reuniões da Cidade Administrativa. O prefeito Gustavo Mendanha recebeu os membros do grupo gestor responsável pela construção do empreendimento, que está dentro do projeto de crescimento da economia do município de Aparecida.

“A obra terá duração de 30 meses e a previsão é que seja concluída em novembro de 2023. Estamos extremamente empolgados, principalmente porque se trata de um projeto que teve um período de maturação muito longo. Um projeto desta natureza costuma levar 10 anos entre todas as etapas, inclusive as de licenciamento. Agora estamos acertando os últimos detalhes para finalmente iniciarmos as obras e o empenho do prefeito Gustavo Mendanha fez toda a diferença”, ressaltou Marcos Alberto.

De acordo com o prefeito Gustavo Mendanha, ao constatar a necessidade de Aparecida receber um empreendimento de um porte tão grande como o Polo Aeronáutico Antares, ele não mediu esforços para que o projeto fosse para frente. “Será muito importante não só para a cidade, mas também para toda região metropolitana e Estado de Goiás. Vai facilitar a vida das pessoas que querem transitar entre os municípios, principalmente para utilização da aviação executiva, o que vai trazer uma série de oportunidades. Com certeza vai gerar novos empregos e deverá atrair diversos setores de tecnologia de forma bastante estratégica e interligada”, explicou.

Entre as ações do poder executivo para a implantação do aeroporto estão: O decreto municipal transforma em Área de Utilidade Pública todo o terreno destinado à implantação do sítio aeroportuário, ou seja, pista, hangares e parte logística que garantirão o pleno funcionamento do aeródromo, assinado em fevereiro de 2014, pelo ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (MDB); Plano Diretor que considera o sítio aeroportuário como área de interesse econômico e inclui limites de expansão urbana e ainda a criação de um decreto que permite a abertura do Polo Aeronáutico Antares.

Além disso, foi aprovada a Lei de Incentivo, estabelecida na Lei Municipal, Nº 3.470, de 17 de maio de 2019, que dá isenção de taxas aos contribuintes que implantarem suas empresas no Polo Aeronáutico. O programa concede benefícios fiscais, como redução de alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS), isenção e redução de alíquota do Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (ITU), redução de alíquota do Imposto Sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU).

Polo Aeronáutico Antares – O Polo Aeronáutico Antares ocupará uma área de 209 hectares. Além da pista para pouso e decolagem de 2 mil metros de extensão, também estão previstos a construção de um hotel, de um posto para abastecimento, uma estação de embarque e desembarque, helicentro, uma pista de acesso aos hangares (taxiway) e uma base de operações completa para assistência aos proprietários de aeronaves. Está prevista também a construção de uma garagem que abrigará toda a frota goiana de aeronaves executivas, considerada hoje uma das três maiores do país, com mais de mil aeronaves.

O total de investimento estimado do empreendimento é de R$ 100 milhões. O empreendimento será realizado com capital privado. Serão ofertados 498 lotes com área média de 1 mil m² cada para a construção de hangares particulares e de empresas de manutenção, comércio, oficinas e de compra/venda e aluguel de aeronaves.

Pista de acessos internos e estacionamento da universidade também serão pavimentados. Foto: Claudivino Antunes

Eixo Leste-Oeste 04

Logo após a reunião com a equipe responsável pela construção do Aeroporto Executivo, o prefeito Gustavo Mendanha lançou, por videoconferência transmitida ao vivo no Facebook da Prefeitura, as obras de implantação do Eixo Viário Estruturante Leste-Oeste 04 que dá acesso ao novo Campus da Universidade Federal de Goiás (UFG). A pavimentação da continuação da Avenida Santana, na região Leste, dará acesso ainda ao Parque Aeronáutico.

As obras terão cerca de 90 mil metros quadrados, totalizando seis quilômetros de extensão da pista que vai desde a Avenida Santana até a UFG. Também serão pavimentados o estacionamento e as pistas de acessos internos da Universidade. O valor do investimento neste Eixo é de R$ 7,3 milhões. Os recursos fazem parte do financiamento conquistado junto à Corporação Andina de Fomento para a construção de cinco Eixos Estruturantes Leste-Oeste, que são componentes do Programa de Estruturação Viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio, no valor total de 35 milhões de dólares.

“A previsão é de que as obras do acesso à UFG durem cerca de quatro meses, possibilitando fácil trajeto aos alunos da instituição educacional, além dar mobilidade aos operários que atuarão na construção do Parque Aeroportuário”, comentou o prefeito Gustavo Mendanha durante a videoconferência de lançamento das obras. “As máquinas já devem iniciar os trabalhos na próxima semana”, concluiu o secretário da Fazenda, André Luis Rosa.