Obras de contenção de erosão no Jardim Mont Serrat estão 45% concluídas

Por Rodrigo Augusto

5 de novembro de 2019

Foto: Enio Medeiros

Projeto prevê ainda construção de um novo sistema de galerias pluviais no bairro

As obras de recuperação da erosão na Avenida Euclides da Cunha no Jardim Mont Serrat aos poucos deixa de ser motivo de preocupação para moradores da região e de condutores de veículos que trafegam pelo local. As intervenções iniciadas efetivamente em abril deste ano, irão proporcionar a melhora do sistema de drenagem para captação da água das chuvas e consequentemente a segurança dos moradores da região.

“Fizemos todo aterramento recuperando a erosão e agora estamos construindo novas galerias pluviais nas ruas do entorno. Com isso, vamos reconstruir todo o sistema de galerias pluviais, porque o que havia no bairro era muito antigo e não comportava o volume de água. Isso vai evitar que a erosão volte novamente”, aponta o superintendente de Engenharia e Obras da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Roberto Lemos, ao afirmar que 45% das obras estão concluídas.

A expectativa da Seinfra é de que o serviço de infraestrutura seja finalizado até o início de 2020, sendo que o cronograma de execução dependerá das condições do tempo. “Nosso objetivo é concluir as obras em até três meses, mas isso vai depender do período chuvoso. Se não tivermos chuvas tão intensas nesse período, teremos condições de entregar as obras dentro do prazo, sem a necessidade de paralisação”, alerta Roberto Lemos.

O prefeito Gustavo Mendanha ressaltou a importância da obra. “Estamos resolvendo um problema antigo que deixava muitas famílias preocupadas. Desde que assumi a gestão, tinha ciência da situação e realizei todos os trâmites necessários para trazer uma solução definitiva para os moradores do Jardim Mont Serrat”, disse o gestor.

Além de eliminar a erosão e reconstruir a rede de galerias pluviais, o projeto em execução prevê ainda nova pavimentação asfáltica nas ruas que receberem as obras de implantação de novas galerias. Os recursos aplicados na recuperação da erosão são da ordem de R$ 4 milhões oriundos do Governo Federal com contrapartida da Prefeitura de Aparecida.