Obras de pavimentação avançam em quatro bairros que já recebem capa asfáltica

Por Rodrigo Augusto

27 de outubro de 2021

Por Rodrigo Augusto

27 de outubro de 2021

Foto: Claudivino Antunes

Bairros começaram a receber capa asfáltica; previsão da Seinfra é concluir obras até início de 2022, considerando quantidade de chuvas na cidade neste período

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), está com 13 frentes de pavimentação ativas em diferentes regiões da cidade. Dessas, três estão em fase final com a aplicação da capa asfáltica: Jardim Boa Esperança, Retiro do Bosque e Setor Rosa dos Ventos. A previsão é que as obras sejam concluídas até o final do ano ou início de 2022, levando em consideração a quantidade de chuvas nesse período.

As obras de pavimentação estão inseridas dentro do Programa Asfalto Para Todos executado pela administração municipal. Além dos bairros residências que serão contemplados, a pavimentação também será executada em cinco novos eixos viários que irão interligar as regiões Leste e Oeste de Aparecida, melhorando a mobilidade urbana com integração direta entre pontos extremos.

“Asfaltar todas as ruas habitadas é um compromisso de nossa gestão. Esse benefício melhora a qualidade de vida da população, pois contribuiu com a redução dos casos de doenças respiratórias, melhora a mobilidade de pedestres e veículos, melhora a segurança e também eleva a autoestima da população beneficiada”, pontua o prefeito Gustavo Mendanha.

Retiro do Bosque

Na Região Leste, o Setor Retiro do Bosque é um dos beneficiados com a pavimentação. A cobertura de 30 ruas com capa asfáltica, totalizando mais de 29 mil m² começou a ser executada na semana passada. Além disso, foram construídos 1,6 mil metros de galeria pluviais para captação de águas das chuvas e ainda 7,5 mil metros lineares de meio-fio.

“Nossas equipes estão trabalhando a todo vapor para finalizarmos as obras do Retiro do Bosque até o final deste ano. Porém, dependemos muitos das condições climática, pois nesse período é comum chover bastante na cidade e isso pode causar algum tipo de atraso”, explica o superintendente de engenharia da Seinfra, Roberto Lemos.

Quem sempre sonhou com o asfalto na porta de casa, agora, comemora a chegada do benefício. “Moramos há 22 anos neste mesmo lugar. Aqui, era muito ruim; com buracos, lama e poeira. Agora, nossa expectativa é de melhora com valorização dos imóveis e maior autoestima dos moradores daqui”, disse Carlos Eduardo Dias Borges morador da Rua Sibipuruna com Rua dos Angelins.

Obras de pavimentação avançam em quatro bairros que já recebem capa asfáltica em Aparecida (Foto: Claudivino Antunes)

Jardim Boa Esperança

No Jardim Boa Esperança, as obras também estão avançadas. Para pavimentar mais de 160 mil metros m² de 45 ruas, a Prefeitura de Aparecida construiu cinco mil metros de galerias pluviais. O bairro também receberá 34 mil metros de meio-fio. As obras estão orçadas em R$ 15 milhões oriundos do Tesouro Municipal.

Nesta terça-feira,26, as ruas bairro começaram a receber a capa asfáltica. Antes, foi feito todo processo de terraplanagem, compactação do solo, imprimação – que é a pintura asfáltica lançada sobre as camadas não tratadas que garante maior impermeabilidade – e ainda o banho de ligação nas ruas. A previsão da Seinfra é concluir até o final deste ano toda pavimentação.

Pavimentação de Ruas do Riviera Sul que estão incluídas na frente de obras do Jardim Boa Esperança – Foto: Claudivino Antunes

Jardim Itapuã 2

Outro bairro beneficiado com o programa de pavimentação é o Jardim Itapuã 2. Lá já foram implantadas as redes de galerias pluviais e, agora, as ruas recebem a capa asfáltica. Ao todo, serão 59 mil m² pavimentados. “Além da pavimentação, serão construídos ainda 16 mil metros lineares de meio-fio”, lembra Roberto Lemos.

Rosa dos Ventos

Outro bairro com obras de pavimentação avançadas é o Setor Rosa dos Ventos. Serão pavimentadas 20 ruas totalizando 50 mil m². Além disso 3,1 mim metros de galerias pluviais de um complexo sistema de captação de águas das chuvas foi construído para suportar o grande volume de águas das chuvas. Outros 12 mil metros de meio-fio serão implantados. O investimento da prefeitura com as obras de infraestrutura no bairro é de R$ 5 milhões.

“Trata-se de uma obra grande no Rosa dos Ventos. São várias ruas, que devido ao desnivelamento do setor, demandaram uma preocupação maior nas fases anteriores. Agora, iniciamos a cobertura com a capa asfálticas de algumas ruas”, destaca Roberto Lemos.

Eixo Leste-Oeste 4

Implantado em uma das regiões com maior desenvolvimento em Aparecida, o Eixo Leste-Oeste 4, que é a continuação da Avenida Santana, no Setor Expansul, ao Campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ao Aeroporto Executivo de Aparecida, também começou a receber a capa asfáltica nesta terça-feira, 26.

Frentes de pavimentação

Neste ano, a Prefeitura de Aparecida já começou a asfaltar também os bairros Goiânia Park Sul, Parque Ibirapuera, Setor Aeroporto Sul, Jardim Himalaia, Vila Oliveira, Pontal Sul e Jardim Itapuã 2, Jardim das Cascatas, Jardim Dom Bosco e Parque das Nações além de outros cinco eixos estruturantes que irão interligar as regiões Leste e Oeste.