Obras do Centro de Iniciação Esportiva estão 60% concluídas

Por Lígia Mariani

30 de maio de 2018

Foto: Enio Medeiros

A previsão da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude é de que a obra, que está localizada no Parque Trindade, seja entregue em agosto deste ano

Aparecida de Goiânia em breve ganhará um Centro de Iniciação Esportiva (CIE) que é o maior e mais completo para a prática esportiva do país. E nessa quarta-feira, 30, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, acompanhado pelo secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão, pelo vice-prefeito Veter Martins, pelo vereador Almeidinha (MDB) e representantes da empreiteira responsável acompanharam o andamento da obra do Centro. “O objetivo do Centro é abrir caminho para o atleta, desde o momento em que ele dá os primeiros passos em alguma modalidade esportiva até o topo de seu desempenho. E Aparecida foi uma das primeiras cidades contempladas do Brasil inteiro e isso para nós é motivo de muito orgulho”, enfatizou Gustavo.

No valor de R$ 3,6 milhões, o Centro de Iniciação Esportiva terá uma área total de 12 mil metros quadrados com 1,8 mil metros quadrados de área construída e irá ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado. O projeto inclui arquibancada com capacidade para 185 pessoas; área de apoio com salas para administração, professores e técnicos; vestiários com chuveiros; enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público. Com 60% do projeto executado, a obra que está localizada no Parque Trindade tem previsão de término em agosto.

“Este centro será um grande incentivo à iniciação esportiva, dando oportunidade aos nossos jovens o acesso a diferentes modalidades esportivas e afastando-os de situações de risco, como uso de drogas e violência. Além de ter agora um local de treinamento para competições de grande porte como olimpíadas e mundiais. O CIE de Aparecida deverá estimular ainda a prospecção de talentos e a formação de atletas, além de poder receber competições locais e regionais”, enfatizou o secretário de Esportes, Gerfeson Aragão durante a vistoria ao canteiro de obras.

CIE- Concebido pelo Ministério do Esporte no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o Centro de Iniciação Esportiva será equipado com ginásio poliesportivo com pista de atletismo e demais equipamentos que proporcionem a prática de 13 modalidades olímpicas (esgrima, ginástica trampolim, levantamento de peso, taekwondo, lutas, ginástica, badminton, tênis de mesa, vôlei, basquetebol, ginástica artística, judô, atletismo), seis paraolímpicas (esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, voleibol sentado, goalball) e uma não-olímpica (futebol de salão). No atletismo o CIE terá salto em altura, raia de atletismo com 11 metros, salto em distância e salto triplo, além de arremesso de peso.

Aparecida de Goiânia foi um dos municípios escolhidos para firmar o convênio com o Ministério do Esporte por se enquadrar nos critérios estabelecidos. Cada cidade pôde escolher entre modelos do Centro de Iniciação Esportiva (CIE), de acordo com a área disponível. Em Aparecida o CIE está sendo construído em região considerada de alta vulnerabilidade social, um dos critérios de escolha estabelecido pelo Ministério do Esporte.