Obras do Complexo Logístico de Aparecida serão iniciadas no 2º semestre

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 04 de maio de 2016 – O prefeito de Aparecida, Maguito Vilela (PMDB), se reuniu na manhã desta quarta-feira, 4, com representantes do Complexo Logístico Industrial e Alfandegário (Clia) de Aparecida de Goiânia, onde foi apresentado o projeto Masterplan do empreendimento que será instalado na cidade. A reunião ocorreu na Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás, (CODEGO), em Goiânia e contou com a presença do diretor da empresa MC Construções, responsável pelo projeto, Celco Narciso e do presidente da Goiás Industrial, Chico Abreu.

“Estamos no Centro-Oeste do Brasil e temos todas as condições para a implantação do Complexo Logístico em Aparecida, que é uma ideia inovadora e vai melhorar ainda mais o desenvolvimento da cidade. O Clia terá espaço amplo para os atacadistas e ajudará a desafogar outros portos que já não oferecem meios para a expansão dos negócios. Além de gerar mais emprego e renda para os aparecidenses e para a cidade. Por isso que a aprovação imediata se faz necessária”, pontuou o prefeito Maguito Vilela.

O projeto foi apresentado aos representantes da CODEGO por Celco Narciso e pelo arquiteto e urbanista da empresa, João Otávio Dagnoni. “Aparecida está no trevo do Brasil e este projeto visa transformar o cenário do setor logístico, oferecendo recursos para os empresários e para os investidores. Solucionando ainda uma demanda reprimida nos setores atacadistas e hortifrutigranjeiros do Estado”, destacou o diretor da MC Construções, Celco Narciso. Também estavam presentes os secretários Euler Morais (Governo) e Ralph Vicente (Indústria e Comércio).

CLIA – Com a implantação do Complexo Logístico Industrial e Alfandegário em Aparecida, o município abrigará um entreposto aduaneiro, que dará condições para importar, exportar e armazenar produtos em recinto alfandegado, de uso público, com incentivos fiscais e controle da Receita Federal. De acordo com estudos preliminares da empresa responsável pelo projeto, a cidade movimenta cerca de R$ 10 milhões em negócios compatíveis com o novo porto e o objetivo é converter esse valor em dólares assim que o projeto for implantado.

“A ideia anterior era de implantar um CEASA em Aparecida, mas foram observadas várias demandas que impossibilitariam esse tipo de espaço. E com a demanda de empresas atacadistas de outros polos que querem se abrigar na cidade, o melhor mesmo será a implantação de um complexo logístico e alfandegário, que atenderá todos os requisitos das empresas. Tanto na parte de possível expansão, como na logística de distribuição dos produtos”, explicou o secretário de Governo e Integração Institucional, Euler de Morais, que participa desde o início dos estudos para implantação do Clia em Aparecida. O vereador Wiliam Ludovico (SDD) também participou da reunião.

Projeto – O CLIA será construído na área do Polo Logístico de Aparecida, próximo do atual Complexo Prisional de Goiás, que será transferido para uma área mais distante da zona urbana de Aparecida. A área total do polo é de 1 milhão e 700 mil metros quadrados. Mas ele será implantado em etapas. “Nossa área é proporcionalmente 7,5 vezes maior que a do Porto Seco de Anápolis, o que nos dá uma possibilidade grande de crescimento. Quem vai determinar isso, bem como o funcionamento, o fluxo e flexibilidade do Clia é o mercado”, enfatizou Celco Narciso. A previsão é de que a implantação do Clia seja iniciada no segundo semestre.