Obras do Eixo Leste-Oeste 1 avançam em Aparecida

Por Rackel Vieira

6 de julho de 2021

Por Rackel Vieira

6 de julho de 2021


Foto: Enio Medeiros

Obra realizada pela prefeitura interligará os bairros Jardim Maranata e Jardim Helvécia oferecendo nova opção de acesso para milhares de condutores. Outros quatro eixos também estão com obras em andamento

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia tem atuado para melhorar cada vez mais a mobilidade urbana e o tráfego de veículos nas ruas da cidade. Com este objetivo a gestão avança com as obras de implantação de cinco novos Eixos Estruturantes Viários na cidade. Um exemplo são as obras do Eixo Leste-Oeste 01, que interligará os bairros Maranata e Jardim Helvécia, que seguem em andamento e logo a população poderá contar com mais uma opção de acesso entre as regiões no grande Garavelo.

O trajeto parte da GO-040, passando pelas Avenidas Major Olegário, Crisólito, Missionários, seguindo pela 4ª Avenida, que corta as Avenidas Nossa Senhora Aparecida e 1ª Avenida, chegando à Avenida 28 de julho. O Eixo passará por bairros como Aeroporto Sul, Alto Paraíso e Goiânia Park Sul. Neste trecho será construída uma nova pista, para chegar à Avenida Presidente Vargas, no Buriti Sereno, passando pela Avenida Atlântica e entrando na Avenida Graça Aranha, que corta a Avenida Brasil, no Buriti Sereno. Por fim, chegará à Avenida Nilo Peçanha, passando então pela 1ª Radial em direção à Rua Guajupia, no Jardim Helvécia chegando então à Avenida Rio Verde. Em todo o percurso serão implantados bueiros para melhor escoamento dos córregos.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, com aproximadamente nove quilômetros, o Eixo Leste-Oeste 01 é o maior em extensão. Parte do projeto já foi executado com a pavimentação asfáltica e implantação do sistema de drenagem nos setores Buriti Sereno e Goiânia Park Sul. No momento, a Construtora Gae, empresa contratada pela Prefeitura de Aparecida, está construindo bueiros nos dois bairros e também a ponte que ligará o Jardim Helvécia ao Bairro Cardoso na Rua Guajupia.

“Estamos construindo o bueiro triplo no trecho da Avenida Presidente Vargas, realizando a pavimentação das duas pistas da Avenida Graça Aranha e o bueiro duplo com 49 metros de comprimento. Ao todo serão 42,7 mil m² de área pavimentada, 20 mil m² de meio fio e 26 mil m² de calçada. Além disso, estamos nos preparando para iniciar a fundação da ponte em um dos trechos. No local está sendo executado os aterros e concretagem das vigas pré-moldadas”, detalhou o secretário de Infraestrutura.

O valor estimado para execução dos trechos em obras citados pelo secretário é de R$ 10,9 milhões, do contrato com o Banco Andino que financiará todos os cinco Eixos que somam o total de R$72 milhões. “Nosso objetivo com a implantação dos eixos estruturantes é o de interligar as diversas regiões de Aparecida, que por muito tempo cresceu de forma desordenada, havendo pouca ligação entre os bairros”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

“Acreditamos que essas obras melhoram a comunicação entre os bairros e a mobilidade urbana, promovendo maior trafegabilidade, diminuindo tempo de viagem de um ponto a outro da cidade, como por exemplo, para aqueles moradores que precisam sair do Maranata em direção ao Anel Viário, e que não precisarão mais andar por toda a Go-040. Estamos pensando e preparando a cidade para os próximos 30 anos”, explanou o prefeito lembrando que a cidade já conta com quatro eixos viários Norte-Sul que transformaram a mobilidade nas imediações da BR-153, Região Leste e também no Anel Viário.

O Eixo Leste-Oeste 01, cujas obras foram iniciadas em 2020, faz parte dos quatro eixos viários no sentido Leste-Oeste que interligarão diversos bairros da região do Grande Garavelo. No total, serão 26 quilômetros de vias pavimentadas, duplicadas, e mais duas pontes e um bueiro celular. Os quatro novos complexos viários na região Oeste são chamados de Eixo Leste-Oeste 01, Eixo Leste-Oeste 02, Eixo Leste-Oeste 03 e Eixo Leste-Oeste 05, previstos para serem entregues a população no final de 2022. O Eixo Leste-Oeste 04 (ELO 04), dá acesso ao Campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Aparecida e ao Aeroporto Executivo Antares.

Bueiro celular duplo com 49 metros de comprimento que está sendo implantado na Avenida Graça Aranha no setor Buriti Sereno

Eixo Leste-Oeste 02

O Eixo Leste-Oeste 02, com 4,85 quilômetros de extensão, vai contemplar um pedido antigo dos moradores, que é a duplicação da Avenida Uirapuru e da Avenida 12, continuação da Avenida das Nações. Pelo projeto, cujas obras serão divididas em dois trechos, o trajeto começa pela Avenida Atlântica, no Buriti Sereno, segue na Avenida Beira Mar, no Colonial Sul, entrando na Avenida Brasil, no Jardim Veneza, e passando então para a Avenida das Nações. O Eixo chegará à Avenida 12, que será duplicada e finalizará na Uirapuru, que também terá o trecho duplicado e ampliado com a construção de uma ponte.

Eixo Leste-Oeste 03

Com 3,65 quilômetros, o Eixo Leste-Oeste 03 também será dividido em três trechos, com dois deles tendo obras iniciadas ainda neste ano. Este trajeto inicia-se pela GO-040, passando pela Primeira Avenida, no Setor Serra das Brisas, confluindo com parte do trecho do Eixo Leste-Oeste 01, e entrando na Avenida 28 de julho. Ele passará então para a Avenida C-07, no Goiânia Park Sul, cortando a Avenida C, e finalizando na Avenida Delfim Moreira, no Buriti Sereno, até chegar à Avenida Beira Mar, que faz parte do Eixo Leste-Oeste 02.

Eixo Leste-Oeste 05

O Eixo Leste-Oeste 05, com 3,05 quilômetros, parte do Anel Viário, no Buriti Sereno, passa pelas Avenidas Nossa Senhora de Fátima, Portugal e Avenida Prado Junior, também no Buriti Sereno, acessando, então, a Avenida 12, no Parque das Nações. Assim, ele interligará os eixos 01 e 02, promovendo mais mobilidade.

O projeto ainda contemplará a construção de um bueiro em concreto armado, de cerca de 36 metros de comprimento, fazendo interligação do Polo Empresarial Goiás com o Residencial Agenor Modesto, na altura do Instituto Federal de Goiás.

Compõem ainda o programa de Reestruturação Viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio a construção de duas pontes, sendo uma entre os bairros Campos Elísios e Jardim Florença. A outra ponte, sobre o córrego Poções, interligará os setores Veiga Jardim e Terra Prometida, na Avenida Francisco Veiga Jardim.

Eixo Leste-Oeste 04

O Eixo Leste-Oeste 04 será fundamental para o desenvolvimento da Região Leste de Aparecida. Com 5,7 quilômetros de extensão, a via será continuação da Avenida Santana possibilitando ligação direta ao novo campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ao Aeroporto Executivo que será construído na mesma região.

O Eixo Leste-Oeste 04 será fundamental para o desenvolvimento da Região Leste de Aparecida. Com 5,7 quilômetros de extensão, a via será continuação da Avenida Santana possibilitando ligação direta ao novo campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ao Aeroporto Executivo que será construído na mesma região. As obras, que foram paralisadas em virtude das fortes chuvas neste período do ano, serão retomadas nos próximos meses.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)