Obras do Polo Aeronáutico Antares avançam

11 de outubro de 2022

Foto: Wigor Vieira

Inauguração está prevista para segundo semestre de 2024

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, se reuniu na tarde desta terça-feira, 11, com sócios-diretores do Polo Aeronáutico Antares e com secretários municipais para discutir o andamento da construção do empreendimento. O encontro ocorreu na sala de reuniões da Cidade Administrativa Maguito Vilela.

“Estamos ansiosos para ver o primeiro avião aterrissar no novo aeroporto executivo da cidade. É uma obra muito almejada, que deve alavancar a economia da cidade, atrair indústrias, além de gerar três mil empregos para as famílias aparecidenses”, comentou o gestor.

De acordo com Marcos Alberto Campos, um dos sócios-diretores do Polo Aeronáutico Antares, a construção do empreendimento foi dividida em cinco fases, sendo a primeira com previsão de entrega no segundo semestre de 2024.

“A infraestrutura de redes de energia elétrica que havia sob o local foi removida. Antes de iniciar as obras, trabalhamos bastante na limpeza das áreas que eram pequenas propriedades rurais. Agora, cerca de 70% das obras de terraplanagem estão prontas, e essa parte deve ser finalizada no início do primeiro semestre do ano que vem”, salientou o investidor.

Com investimentos na ordem de R$ 100 milhões, o Antares Polo Aeronáutico será voltado para aviação executiva, manutenção de aeronaves e operações logísticas. Ao todo, serão 2,096 milhões m² de área total, dos quais 611 mil m² de área vendável, distribuídas em 455 hangares com metragens entre 1.000 m² e 1.500 m². O Antares também contará com uma ampla estrutura de apoio como lojas, restaurantes e um hotel executivo.

O prefeito Vilmar Mariano destacou a importância do aeroporto executivo para a cidade. “Aparecida é uma cidade que se desenvolveu muito e, atualmente, conta com 11 polos industriais e empresariais. Esse polo voltado para o turismo de negócios e para a aviação vai consolidar a nossa posição no centro do país como um ponto estratégico para a logística e distribuição de produtos”, pontuou Vilmar.

Prefeito Vilmar Mariano recebeu os investidores Romeu Neiva Junior, Francisco Bastos, Marcel Canedo e Paulo Roberto Costa – Foto: Wigor Vieira

A obra

A primeira etapa do Polo Aeroportuário conterá 72 lotes, pista de pouso funcionando, além de área de embarque e desembarque e a infraestrutura necessária para os hangares, como energia elétrica, sistema de abastecimento de água, pavimentação asfáltica e toda a área fechada com portaria monitorada.

Principal estrutura a ser construída no empreendimento, a pista de pouso e decolagem terá 1.980 metros de extensão por 45 metros de largura. A pista será capaz de receber todos os modelos de aeronaves da aviação geral, como jatos executivos, monomotores e bimotores.

A pista de pouso e toda a pavimentação do empreendimento será feita com concreto betuminoso usinado a quente, que é o material mais utilizado hoje em pistas de aeroportos pelo Brasil. Cerca de 4.500 toneladas, quase a metade, serão usadas apenas para a construção da pista.

Imagem ilustrativa da pista do Aeroporto Antares – Arte: Divulgação

Solicitações

Durante a reunião, os empreendedores pleitearam junto ao prefeito e sua equipe três demandas que competem à administração pública municipal, entre elas, obras de infraestrutura.

Eles solicitaram a extensão da duplicação de uma pista que já está prevista para ser implantada na região e a construção de um novo eixo viário de cerca de três quilômetros até essas pistas, que vão conectar o aeroporto à Avenida Santana, que dá acesso à BR-153. Além disso, foi pedido uma via para ligar a região à rodovia GO-020.

Segundo o sócio-diretor Marcos Alberto, para o pleno funcionamento do Polo Aeroportuário, que é abrangente e vai além das fronteiras do Centro-oeste, é fundamental ter rotas conectoras.

“Como a gente sempre teve uma relação muito boa com a administração de Aparecida – e agora, com o prefeito Vilmar, não tem sido diferente -, nós viemos aqui ver a possibilidade da expansão da via que a Prefeitura já irá implantar para dar acesso ao empreendimento. A gente estudou um sistema viário que já vem de encontro ao plano básico de desenvolvimento do próprio governo do município”, salientou o empresário.

O prefeito Vilmar Mariano determinou à equipe da Seinfra que estude a possibilidade da execução dessas obras. “Vamos avaliar todas as possibilidades, com toda certeza. Essas alças viárias devem proporcionar benfeitorias não só para o Polo Aeroportuário, mas também para toda a região”, finalizou o prefeito.