Obras do Viaduto João Antônio Borges na avenida São Paulo serão entregues em novembro

Por Rafael Ceciliano

28 de setembro de 2018

Por Rafael Ceciliano

28 de setembro de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Inauguração ocorrerá dentro do prazo estipulado no início dos trabalhos, que estão acelerados e com cerca de 80% concluídos

As obras do Viaduto da Avenida São Paulo com a Rua Tapajós, na Vila Brasília, estão a todo o vapor e com mais de 78% dos trabalhos concluídos. O viaduto João Antônio Borges, como será chamado, vai resolver um dos maiores engarrafamentos no trânsito da cidade. Na última terça-feira, 25, o prefeito Gustavo Mendanha fez uma visita in loco ao canteiro de obras e ficou satisfeito em ver o quão acelerada está construção.

“A obra está bem movimentada. Nossa expectativa é liberar o tráfego até novembro, cumprindo a nossa obrigação e o cronograma divulgado. O Viaduto João Antônio Borges vai facilitar a vida de mais de 50 mil motoristas que passam todos os dias pela avenida São Paulo. E com ele, vamos acabar de uma vez por todas com o maior engarrafamento de Aparecida”, destacou o prefeito ao lado dos trabalhadores e engenheiros responsáveis pela obra.

A população também está feliz com a construção do viaduto. Do alto de um prédio, na Vila Brasília, o radialista Tony Rabello, gravou um vídeo ao vivo do andamento da obra e disse que é preciso elogiar o esforço da prefeitura. “É um trabalho perfeito da galera, pelo menos até agora e vamos esperar que continue. Em relação a tempo, para mim está acima da expectativa. Esse viaduto vai ajudar muito o pessoal aqui da Vila Brasília que sabe o trabalho que dá esperar no sinaleiro”, disse o radialista.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), a obra está na fase de implantação e colocação de vigas que dão apoio à pista da Avenida Rudá. “Já cravamos os perfis metálicos que sustentarão a cortina de concreta e até segunda-feira, 1º, serão implantadas as vigas e o tabuleiro – nome que é dado a estrutura que suporta as cargas de circulação”, comentou o secretário Mário Vilela.

A próxima etapa, segundo o secretário é fazer a laje e a pavimentação da parte superior da pista, e em no máximo 30 dias o tráfego na Avenida Rudá será também liberado. O trabalho terá continuidade de forma paralela na colocação de vigas e de escavação da trincheira. Também neste mês de outubro serão iniciados os trabalhos de execução da galeria pluvial.

Obra

Orçado em R$ 13,1 milhões do Tesouro Nacional, o projeto da trincheira prevê o rebaixamento da Avenida São Paulo no cruzamento com as Avenidas Tapajós e Rudá, que passará por baixo da interligação entre as duas vias, eliminando semáforos tanto para os condutores que se dirigem sentido BR-153 quanto para os que se dirigem sentido Avenida 4ª Radial.

A obra prevê não apenas a construção do viaduto para livre acesso aos quase 50 mil veículos que passam pela Avenida São Paulo naquele trecho, mas também a implantação de um moderno sistema de drenagem e captação de águas pluviais, além do paisagismo da via.