Olavo Noleto assume Secretaria de Projetos e Captação de Recursos

Por Elzenúbia Moreira

16 de maio de 2018

Foto: Divulgação

Ele pretende transformar Aparecida em uma cidade de oportunidades e criar um ambiente harmônico para atrair pequenos e grandes negócios

O ex-secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República Olavo Alves Noleto assume a partir desta quarta-feira, 16, o comando da Secretaria de Projetos e Captação de Recursos. O gestor entra no lugar de Valéria Pettersen, que desde abril está a frente da Secretaria de Educação e Cultura.

O novo secretário foi anunciado pelo prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, na última terça-feira, 15, durante o lançamento da RMTC Aparecida. De acordo com Gustavo, Olavo Noleto é um ganho técnico e estratégico para a cidade. “Ele ocupou um cargo importante no governo federal e ajudou muito Aparecida, que tinha o ex-prefeito de Maguito e a própria Secretaria de Projetos de um lado, e ele do outro. Tenho o privilégio de tê-lo na nossa equipe”, destacou o prefeito.

Olavo Noleto revela os próximos desafios para Aparecida. “A cidade tem um desafio novo que é o de se tornar a principal cidade de oportunidades da região Centro Oeste. Oportunidades para empresas que vierem se instalar, para os negócios prosperarem e para as pessoas que quiserem ter um emprego, moradia e uma vida digna”, explica.

“Agora tive a felicidade de vir para a cidade preparar projetos e buscar recursos. O prefeito Gustavo Mendanha está pensando adiante, ele entende que é importante buscarmos recursos não só em Brasília, mas capital de todas as naturezas, financiamentos e investimentos internacionais para a cidade para ter condições reais de transformar Aparecida numa cidade de oportunidade e criar um ambiente mais harmônico para vinda de pequenos e grandes negócios”, revela.

De acordo com o secretário, essas ações farão com que as pessoas acreditem em Aparecida como o melhor lugar para abrir o seu negócio e para atrair investimentos para o município. “A visão é essa, e para isso precisamos fazer primeiro o básico e devagar nós chegaremos ao cenário ideal”, ressalta.

“O básico hoje é não perdermos nenhuma oportunidade de portas abertas que existem em Brasília e em outros lugares. Primeiro vamos continuar executando o básico na preparação de processos e projetos para captação e segundo vamos construir um ambiente e relacionamentos para o mundo dos negócios, que é um desejo do prefeito. Ele entende que trazendo investimentos para o município, ele vai gerar emprego e desenvolvimento para a cidade”, pontua.

Olavo revela que não é interessante para Aparecida  ter uma população que dependa dos programas sociais. “Temos programas importantes e acreditamos que eles são fundamentais. Mas queremos uma cidade onde as pessoas não precisem do apoio da gestão para ter qualidade de vida porque quanto mais as pessoas tiverem oportunidades, menos elas vão precisar dos programas sociais”, destaca o secretário.

O novo gestor avalia ainda o progresso do município. “Aparecida deu um salto muito grande nos últimos dez anos, eu participei disso enquanto estava no Governo Federal, apoiando a prefeitura. Tivemos um casamento nesse período e sei que a  cidade possui experiência em buscar investimentos”, revela.

O secretário Olavo Noleto certifica a capacidade de sua antecessora e fala sobre o desafio em substituí-la. “O trabalho da secretária Valéria Pettersen e da sua pasta são exemplo para o Brasil, portanto, a minha primeira tarefa é continuar e fortalecer o trabalho que trouxe resultados para Aparecida. Todos os benefícios e obras que a gente vê foi em razão de uma estratégia acertada do município, que foi amparada por uma equipe altamente competente”, avalia.

Perfil

A trajetória profissional de Olavo Noleto comprova experiência e competência para a função. Em Brasília, foi secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República durante a gestão dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, somando aproximadamente 13 anos, entre 2003 e 2016, na capital federal. Durante o período, assumiu ainda o comando da Secretaria Executiva de Comunicação do órgão nacional. De 2000 a 2003, Olavo foi secretário da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e chefe de gabinete do ex-prefeito Pedro Wilson.