Ônibus Itinerante do Cadastro Único de Aparecida é referência para outras cidades

Por Rackel Vieira

21 de agosto de 2018

Por Rackel Vieira

21 de agosto de 2018


Foto: Claudivino Antunes

Aparecida de Goiânia foi a primeira cidade do estado de Goiás a implantar o Ônibus Itinerante para a atualização do Cadastro Único (CadÚnico). A unidade móvel foi viabilizada pela administração municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social em 2017, com o objetivo de ampliar e facilitar o acesso das famílias e cidadãos aparecidenses aos programas sociais do Governo Federal. Os resultados foram tão satisfatórios que chamou a atenção de outros municípios. A secretária de Assistência Social de Águas Lindas de Goiás, Maria Fábia David de Souza, esteve na cidade nesta segunda-feira, 20, para conhecer os trabalhos realizados pelo ônibus.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social o veículo estaciona em determinada região da cidade, previamente estabelecida por um cronograma, onde realiza o cadastro e atualização de dados no CadÚnico, além disso, é um serviço que aproxima os programas sociais dos moradores e os auxiliam a ter acesso facilitado aos benefícios. Na unidade móvel a população recebe orientações e encaminhamentos para os Programas Sociais do Governo Federal como por exemplo, o Bolsa Família. Segundo a primeira-dama e secretária de Assistência Social de Aparecida de Goiânia (SEMAS), Mayara Mendanha, o ônibus facilitou o trabalho da secretaria.

“O veículo fica em diferentes locais, dando apoio e expandindo a capacidade de atendimento das unidades da Assistência Social. O ônibus aumentou a cobertura em locais distantes do Centro e, com isso, elevamos o número de famílias cadastradas e, consequentemente, beneficiadas pelos programas sociais. Além disso, muita gente não sabe como acessar os serviços da Semas e estão dentro do perfil do público-alvo condizente a esses benefícios, por isso vamos até essas pessoas para levar esses esclarecimentos”, destacou Mayara.

Foto: Jhonney Macena

A secretária de Assistência Social de Águas Lindas de Goiás, Maria Fábia David de Souza, explanou que existe o planejamento de implantar o serviço do Ônibus Itinerante em sua cidade. “Aparecida têm sido, atualmente, referência para outros municípios em várias áreas, e uma delas é a Assistência Social. Estamos concluindo os trâmites para a aquisição de um veículo itinerante, por isso viemos conhecer de perto o ônibus do município. E esta ação é mais uma forma que encontramos para atender melhor a demanda de quem procura a nossa secretaria em Águas Lindas e a ideia de levar os serviços sociais até as pessoas é realmente incrível”, explicou.

O Ônibus Itinerante do Cadastro Único é equipado com notebooks, sala para atendimentos e são adaptados com rampas para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida terem acesso. O veículo têm, também, sinal de internet, toldo para espera externa e capacidade para atender até três pessoas por vez. A unidade é levada para diferentes bairros da cidade todas as sextas-feiras, das 8h às 17h30

Cadastro Único

O Cadastro Único é o instrumento que identifica a situação social e econômica das famílias com renda de até meio salário mínimo per capita ou três salários mínimos de renda familiar. Em Aparecida de Goiânia, mais de 35 mil famílias são beneficiadas por esse sistema. Aparecida possui atualmente 35.588 famílias registradas no Cadastro Único, sendo 10.981 do Bolsa Família. Desse total, 4 mil precisam atualizar seu cadastro e além disso, faltam ainda mais de 11 mil pessoas que precisam ser incluídas.

A partir do cadastramento, o usuário pode ter acesso a diversos benefícios e programas sociais do município e do Governo Federal, como a tarifa social de água e energia, cursos profissionalizantes, Carteira do Idoso, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Telefone Popular, aposentadoria para dono(a) de casa, isenção de taxa para concursos públicos, entre outros. No município, diversos benefícios são ofertados exclusivamente para famílias inscritas. Por exemplo, 70% das vagas para os CMEIs da cidade são para beneficiárias do Bolsa Família e atendimento e participação nas atividades desenvolvidas nos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS).

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