Operação “Praça Mais Segura” garante segurança em parques e praças na cidade

Por Ruslayra Peixoto

18 de julho de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Reforçar a segurança nas praças e parques da cidade é o objetivo da Operação Praça Mais Segura, desenvolvida pela Secretaria de Mobilidade e Defesa Social de Aparecida, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM). A operação, que é realizada desde o início das férias e foi lançada oficialmente na manhã desta quarta-feira, 18, procura garantir um espaço seguro para a população que usufrui desses locais para o lazer ou a prática de atividades físicas. A vigilância foi intensificada nos horários das 18h até às 22h, pois o movimento nesses horários é maior e mais propício para a ação dos vândalos e criminosos.

O secretário de Mobilidade e Defesa Social, Luziano da Costa Vale, ressalta a importância da atuação constante da GCM. “As praças e parques estão disponíveis para o uso coletivo, e para que o cidadão não deixe de frequentar esses pontos de lazer é importante intensificar a segurança, principalmente nos horários de maior fluxo. Nosso objetivo com a operação é trazer paz para que o aparecidense curtir a nossa cidade”. Ao todo serão 16 viaturas da GCM e mais duas equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), que atuarão nos Parques da Família, da Criança, Lafaiete Campos, nos CEUs das artes do Vera Cruz e Parque Flamboyant e também na Praça Matriz.

A vendedora Danubia Alves conta que sempre faz caminhada no Parque da Família na Avenida Independência e aproveita para levar o filho para andar de bicicleta e considera importante aumentar a segurança no local. “A segurança nas praças não é só uma questão de bem-estar, mas sim qualidade de vida para as pessoas que usam a praça para praticar exercícios e ter o seu momento de lazer. Por isso apoio essa iniciativa da Prefeitura”, comentou.

Luziano da Costa ressalta que o trabalho de monitoramento e vigilância das praças e parques é feito durante todo o ano. “Intensificamos as rondas neste período por ser férias e as pessoas acabam usufruindo mais dos benefícios públicos. Nossas equipes da GCM estão nas ruas diuturnamente promovendo a proteção dos órgãos públicos e também da população aparecidense. Além disso, contamos com 50 câmeras de videomonitoramento que auxiliam no combate à criminalidade na cidade 24 horas por dia”, disse o secretário de Mobilidade e Defesa Social.

Escola mais segura: Além da operação de férias, a GCM faz um trabalho ostensivo nas escolas, com vigilância 24h por dia. Evitando a depredação do patrimônio público e furto dos objetos e materiais destinados aos alunos. No ano passado quatro escolas tiveram seus objetos furtados no período de férias, neste ano até o momento apenas uma escola teve seus objetos furtados. Números que trazem satisfação para a Secretaria de Mobilidade e Defesa Social de Aparecida, que trabalha para zerar essa estatística.