Órgãos de fiscalização da Prefeitura farão cumprir determinação de fechamento do comércio para combate ao Coronavírus

Por Daniela Ribeiro

20 de março de 2020

Por Daniela Ribeiro

20 de março de 2020

Foto: Claudivino Antunes

Primeira ação será na Avenida Rio Verde onde fiscais irão orientar e solicitar o fechamento de locais que não entram no decreto como pontos essenciais, que são mercados e farmácias

Como parte das medidas tomadas pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus, foi criado um grupo de fiscalização e orientação, que irá percorrer as ruas da cidade para averiguar se recomendação 002/SMS 2020, do decreto de número 115, de 16 de março de 2020, que declara situação de emergência em Saúde Pública no município está sendo cumprida.

O grupo é formado por membros das secretarias da Fazenda, Mobilidade e Defesa Social, Regulação Urbana (Postura e Edificações), Procon, Guarda Civil Municipal, Grupo de Gestão Integrada do Município (GGIM) e Vigilância Sanitária. Os agentes de fiscalização tem como objetivo averiguar se os estabelecimentos comerciais da cidade estão cumprindo com a recomendação de quarentena determianda pelos governos estadual e municipal.

Neste primeiro momento serão fiscalizadas as grandes avenidas comerciais de Aparecida, como São Paulo, Rio Verde, Igualdade, Independência, dentre outras, para orientar e solicitar o fechamento das lojas, clínicas e comércio em geral. Denúncias podem ser feitas pelos números: 3555-5901 ou 153.

“Nosso objetivo é fazer cumprir as portarias e recomendações do município para evitar aglomeração de pessoas, orientando comerciantes, empresários e trabalhadores para evitar a transmissão do coronavírus em Aparecida” comunicou o secretário de Mobilidade e Defesa Social, Roberto Cândido.

A superintendente de Receitas Tributárias da Secretaria da Fazenda explica ainda que além de solicitar o fechamento dos estabelecimentos que não são de primeira necessidade, as equipes irão orientar os supermercados, padarias e farmácias sobre melhor forma de atender a população.

Pela recomendação, ficou determinada a interrupção de diversas atividades pelo período de 30 dias, prorrogável a depender da avaliação das autoridades municipais. Portanto, estabelecimentos comerciais, shoppings, feiras, restaurantes lojas de conveniência, distribuidora de bebidas, academias, camelódromos, cinemas, dentre outros devem fechar as portas, visando a contenção da transmissão do coronavírus. A exceção é para supermercados, padarias e farmácias.