Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde abre canal 0800 com a população

Por Frederico Noleto

12 de dezembro de 2019

Foto: Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aprimorou seu canal de comunicação com a população por meio da Ouvidoria, que lança um novo número (0800 648 1530) para a mediação democrática entre a população e os órgãos e entidades da pasta. O serviço funciona pela manhã de 8h às 11h30 e no período vespertino das 13h às 17h30. O coordenador, Arivan Alves Ferreira, explica que o objetivo é melhorar os serviços de Saúde prestados no município como um todo. “Nosso papel é dialogar com população, ouvindo, esclarecendo sobre trâmites e realizando registros, que podem se tornar informações importantes para a formulação de políticas públicas” – pontua.

“A Secretaria de Saúde é uma pasta enorme e o trabalho realizado por nossas equipes interfere diretamente na qualidade de vidas das pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso existe sempre a necessidade de nos fazermos cada vez mais transparentes e didáticos no informar, em respeito à população e em valorização aos profissionais que se dedicam com tanto afinco para fornecer um serviço de cada vez mais qualidade às pessoas. E o trabalho da Ouvidoria é essencial para esclarecer, encurtar caminhos, corrigir eventuais falhas e também colaborar na formulação de soluções” – pontua o secretário da pasta, Alessandro Magalhães.

Ela conta que secretaria tem realizado investimentos importantes para tornar o atendimento cada vez mais humanizado, seja modernizando a máquina seja capacitando e valorizando servidores. “Estamos fazendo os investimentos necessários para a ampliação da rede, além de parcerias estratégicas, como a realizada com o Hospital Sírio-Libanês (HSL). A intenção é fazer da gestão um verdadeiro modelo, diminuindo custos e imprimindo um novo ritmo de trabalho às equipes, que passam a trabalhar em função de metas. E o resultado é a diminuição do tempo de espera nas filas”.

Para Aurivan Alves, a modernização e a valorização do trabalho realizado pela Ouvidoria é mais um sinal de respeito com a população, que passa a contar com um canal aberto com a secretaria. “A Ouvidoria tem diversas finalidades e a população pode e deve utilizar mais. Além de ser o local ideal para informações, também é o caminho mais seguro para se realizar denúncias a respeito da qualidade de um serviço específico, reclamações pontuais sobre instalações ou falhas nas condutas dos profissionais” – completa.

Canal aberto
Além do telefone 0800 648 1530, qualquer pessoa também pode se comunicar com a Ouvidoria por e-mail (ouvidoriasmsaparecida@gmail.com) ou mesmo presencialmente na própria Secretaria Municipal de Saúde, que fica na Avenida Barbosa Sandoval, Nº 16, Qd. 4, L. 1, Centro. O departamento se firma cada vez mais como um instrumento de gestão e disseminação de informações de Saúde. E os dados coletados acabam subsidiando e legitimando as ações importantes sobre os serviços da saúde do município. Por isso, não se esqueça, sua opinião é muito importante para nós!