Ozair assume a prefeitura de Aparecida até o dia 17 de fevereiro

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 08 de fevereiro de 2013 – Em solenidade rápida – que reuniu a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Carmem Sílvia; demais secretários; e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gustavo Mendanha (PMDB), na sala de reuniões da prefeitura de Aparecida de Goiânia – o prefeito Maguito Vilela (PMDB) realizou hoje, 08, por meio de decreto, a transmissão de cargo ao vice-prefeito, Ozair José (PT). O vice assumirá o comando da administração municipal entre os dias 9 e 17 de fevereiro.

“Nesse período em que estarei fora, é importante que o Ozair tenha total autonomia para manter o bom funcionamento dos serviços públicos. Estamos num período em que a administração é bastante exigida, especialmente nas áreas de infraestrutura e desenvolvimento urbano, em função especialmente das chuvas. Portanto, esse é um cuidado que estamos tomando, de deixá-lo apto a tomar qualquer providência legal ou jurídica que, por ventura, se torne necessária”, frisou o peemedebista.

A transferência foi motivada pela viagem que Maguito fará aos EUA, à convite de uma indústria americana especializada em tratamento de resíduos sólidos, que tem interesse em investir no município. Durante a visita, o prefeito conhecerá a tecnologia da empresa e as condições de implantação de seus mecanismos. “Segundo levantamentos preliminares, o novo sistema seria capaz de proporcionar uma economia média de R$ 1,3 milhão por mês aos cofres municipais. Portanto, não podemos deixar de conhecer”, informou o prefeito aos secretários, comprometendo-se a repassar todas as informações aos auxiliares em seu retorno à Aparecida.

o ato, prevista no parágrafo 3º do artigo 65 da Lei Orgânica do município, não seria necessário, tendo em vista que o período de ausência do prefeito será inferior à 15 dias. A iniciativa demonstra, contudo, a total sintonia entre os gestores, além da confiança e respeito de Maguito pelo trabalho de seu vice Ozair José, que pretende manter o ritmo da administração. “O objetivo é dar sequência ao trabalho que já vem sendo feito, pois a prefeitura está caminhando muito bem. Mas, em caso de qualquer eventualidade, estaremos preparados para tomar providências”, observou Ozair.

Além de intensificar os contatos em Brasília, para acompanhamento de projetos e convênios com o governo federal, o prefeito interino já tem audiência marcada para 5ª feira, 14, com empresa paulista do ramo de fabricação de CD’s, também interessada em se instalar em Aparecida de Goiânia. “Será ainda uma oportunidade de interagir mais diretamente com os auxiliares da gestão municipal”, destacou.

Recurso pouco utilizado

A transmissão de posse para vices é uma ato pouco frequente em Aparecida de Goiânia. O último vice-prefeito a assumir a prefeitura do município foi Marlúcio Pereira, durante a administração de José Macedo, por um curto período em junho de 2005. Antes dele, por 22 anos, o recurso nunca chegou a ser utilizado por nenhum outro gestor da cidade.

Ozair José (PT) acumula experiência em cargos públicos. Iniciou a carreira política na década de 80, quando foi secretário de Administração de Aparecida de Goiânia. Em 1988 foi eleito vereador pela primeira vez no município. Também foi eleito vice-prefeito de Aparecida de Goiânia e deputado estadual, tendo ocupado por três mandatos o cargo de primeiro secretário da Assembléia Legislativa. Antes de aceitar o convite do prefeito Maguito Vilela para se tornar seu vice, nas eleições de 2012, Ozair também assumiu a Secretaria de Governo, durante o primeiro mandato do peemedebista.

PONTO FACULTATIVO – O prefeito Maguito Vilela (PMDB) também assinou decreto determinando ponto facultativo nos dias 11 e 12  de fevereiro. As atividades essenciais ao município, no entanto, como limpeza urbana, saúde e serviços de infraestrutura, devem ter funcionamento normal, à critério dos secretários responsáveis, que podem estabelecer escalas de trabalho ou outros mecanismos. A rotina normal da administração será retomada na quarta-feira, 13, após o meio-dia.