Pais e alunos recebem orientações no primeiro dia de aula em Aparecida

Por Ruslayra Peixoto

21 de janeiro de 2019

Por Ruslayra Peixoto

21 de janeiro de 2019

Foto: Enio Medeiros

Os mais de 43 mil estudantes da rede municipal de ensino de Aparecida de Goiânia voltaram às salas de aula nesta segunda-feira, 21. A ansiedade e expectativa tomava conta dos alunos que estudam na Escola O Pequenino. Diogo Oliveira de nove anos, que iniciava o 4º ano do ensino fundamental foi sincero e disse que não estava muito contente em voltar para a escola. “Gosto um pouco de estudar”, relatou ele ao lado da mãe Marleide Mendes que ficou atenta às orientações da equipe pedagógica da unidade.

“É muito importante que nós, pais, estejamos atentos as normas das escolas como o horário limite de entrada e saída, conhecer os professores, para uma boa educação dos nossos filhos. Mesmo meu filho não estando muito contente em voltar para a escola, ele sabe que é preciso estudar para ter um futuro melhor e temos que fazer a nossa parte como responsáveis”, ressaltou.

Aparecida de Goiânia conta atualmente 55 escolas municipais, quatro Escolas Municipais de Educação Integral e 32 Centros Municipal de Educação Infantil (CMEIs) em pleno funcionamento, além de parcerias com 17 instituições filantrópicas para atender a demanda de crianças de seis meses a cinco anos. Nos Cmeis as crianças matriculadas recebem cinco refeições diárias, cuidado especial de profissionais pedagógicos e a pré-alfabetização. Neste ano foram disponibilizadas 14 mil vagas para estudantes do ensino fundamental e Cmeis.

E o início do ano letivo de 2019 vem com muitas novidades. Procurando novos métodos de ensino para deixar as aulas mais interessantes para os alunos, a Secretaria de Educação e Cultura de Aparecida inseriu no planejamento pedagógico um projeto de aprendizagem com o uso da tecnologia, incluindo aulas de robótica.

“Ano passado iniciamos o projeto de robótica aliada ao ensino nas nossas escolas e neste ano vamos levá-lo para mais unidades da rede municipal de ensino, beneficiando o maior número possível de alunos. Temos certeza que conseguiremos a atenção e mais comprometimento por parte dos estudantes com o uso das tecnologias durante as aulas. Acreditamos que usando essas ferramentas nossas crianças aprendam com mais eficiência”, destacou secretária de Educação e Cultura, Valéria Pettersen.

Educação Tecnológica – Dentro do projeto tecnológico voltado para a área da Educação está autorizada a implantação e disponibilização de 10 Mb de internet para 48 escolas municipais, inicialmente. A meta é atender todas as unidades escolares até o final de 2019. Segundo a secretária de Educação e Cultura, Valéria Pettersen, a ideia é alcançar a excelência no ensino-aprendizagem com o uso de tecnologias na Educação, incluindo aulas de Robótica.

Inclusão – Professora de apoio na Escola Municipal O Pequenino, Tânia Lopes acompanhou a aluna Nicole Cecília de sete anos que tem síndrome de down e é apaixonada pela escola. “Ela é uma excelente aluna, extrovertida, socializa bem com os colegas e professores. Além de ser muito esforçada durante as aulas, tira boas notas”, comentou Tânia que explanou que o trabalho feito com alunos com deficiência terá novidades neste ano. “Teremos muitas ações inéditas no calendário pedagógico deste ano. São ações que trarão muitos benefícios para os estudantes com deficiência e para toda a comunidade pedagógica”, comentou.

Novatos – As aulas para os quatro mil crianças que se matricularam neste ano nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e também para os novatos das Escolas Municipais de Ensino Integral (Emeis), terão início na próxima quarta-feira, 23. A mudança na data, segundo a secretária Valéria Pettersen, se deve a entrega e avaliação minuciosa de toda a documentação dos pais e das crianças exigidas no momento da matrícula, para que não aconteça nenhum imprevisto.

“Estamos analisando todos os documentos. Desta forma podemos readequar também algumas turmas das escolas municipais para abrigar o maior número de crianças dos agrupamentos quatro e cinco nas salas de aula, diminuindo a demanda do cadastro de reserva”, enfatizou a secretária de Educação e Cultura de Aparecida de Goiânia.