Palestra dá esclarecimentos sobre o câncer de mama em Aparecida

Por Rackel Vieira

22 de outubro de 2019

Por Rackel Vieira

22 de outubro de 2019


Foto: Jhonney Macena

Ação faz parte de uma série de atividades de conscientização promovidas pela Secretaria de Assistência social durante o mês de outubro

Dentro do plano de ações da campanha Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), por meio da Secretaria Executiva da Mulher, promoveu na manhã desta terça-feira, 22, uma palestra sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Com o tema “Um Toque De Amor Por Você”, a Semas tem conscientizado mulheres em todos os cantos da cidade por meio de caminhadas, rodas de conversas e palestras nas unidades de atendimento da secretaria.

“O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres de todo o mundo, e nós, como gestores públicos, temos o dever de despertar e incentivar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Muitas morrem por falta de orientação, não sabem como realizar o autoexame e só procuram um médico quando a situação já está grave e difícil de se recuperar. E nessas ações temos a oportunidade de orientá-las sobre os riscos, os sintomas e como prevenir”, destacou a secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.

De acordo com a secretária executiva da Mulher, Eudenir de Souza, a palestra é um momento de reflexão. “A mulher sempre cuida de tudo. Tem sua atividade profissional, vida social, cuida dos filhos, do marido e da casa. São tantas coisas para administrar que às vezes se esquece dela mesma. Precisamos destacar a importância da prevenção e conscientizá-las de que precisam sim ter um toque de amor pela vida”, comentou.

Marluz da Glória, de 59 anos, contou que soube da palestra na Caminhada eu Vou de Rosa, uma das ações promovida pela secretaria. “É muito importante estar bem informada sobre a saúde, conhecer o nosso próprio corpo, nos cuidar. Muitas vezes cuidamos do marido, dos filhos, temos nossos compromissos com o trabalho, mas nunca cuidamos de nós mesmas. Essas ações são fundamentais para prevenir o pior. Convivi com mulheres enfermas com essa doença e é muito triste”, comentou.

A palestra, realizada no auditório do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), foi ministrada pelo médico titular do Serviço de Ginecologia e Mama do Hospital Araújo Jorge, Ruffo de Freitas Júnior. Formado em Cirurgia Geral, Mastologia e Oncologista, ele é presidente da Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia. O médico abordou sobre os fatores modificáveis para redução de risco do câncer de mama e também a respeito dos direitos das mulheres, dos tratamentos, fazendo com que haja uma questão motivacional sobre o tema que trata sobre essa questão de saúde pública.

Segundo o médico especialista não há uma causa única para o desenvolvimento desse tipo de câncer. Fatores hormonais, ambientais, comportamentais e genéticos aumentam o risco de surgir a doença que é ainda maior para mulheres com mais de 50 anos. Para se prevenir do câncer de mama, o recomendado é praticar exercícios regularmente, manter uma dieta saudável, controlar o peso, evitar o consumo de álcool e de tabaco.

Os principais sintomas mencionados na palestra foram a mudança no formato da mama, saída de líquido de origem desconhecida; vermelhidão, ardor ou coceira; ferida na pele; afundamento ou refração; nódulo na mama ou axila; veia facilmente observada e crescente; mudança na textura; imersão ou mudança no formato do mamilo; dor constante na região da mama ou axilas. “Caso notar qualquer um dos sintomas acima, busque um médico. Também é recomendada uma visita anual ao ginecologista. O autoexame também é importante, pois desta forma ela mesma pode avaliar se existe algo fora da normalidade, se há um nódulo por exemplo”, destacou o mastologista.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)