Palestra encoraja fumantes a largarem o cigarro e alerta ex-fumantes a evitarem recaídas

Por Frederico Noleto

31 de maio de 2019

Por Frederico Noleto

31 de maio de 2019

Foto: Frederico Noleto

Como parte da agenda do Dia Mundial Sem Tabaco, a Prefeitura de Aparecida preparou uma programação especial para alertar a população sobre os riscos do hábito de fumar. Para isso, foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a palestra “Por que Devo Parar de Fumar?”, ministrada pelo médico psiquiatra Cristiano Cançado. Durante cerca de duas horas os participantes puderam ouvir relatos acerca dos problemas derivados do tabagismo. “O sucesso do nosso Programa de Combate ao Tabagismo depende de uma combinação de fatores. Você precisa ter bons hábitos. Dificilmente você verá um fumante praticando atividades físicas e se alimentando bem. O hábito de fumar geralmente está ligado ao maior consumo de álcool, a uma vida sedentária e a uma alimentação desregrada. Transformar essa realidade depende de cada um” – pontua o médico.

A palestra aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) e teve o propósito de encorajar fumantes a largarem o vício do cigarro e também para alertar aqueles que conseguiram abandonar o hábito para evitarem recaídas. O Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, realizado pela SMS, tem 90% de sucesso entre os participantes que conseguem concluir todo o tempo proposto. Fátima Mendes dos Santos Silva foi uma das que conseguiram parar de fumar com a ajuda do programa. “Faz sete meses que não fumo. Antes eu andava um pouquinho e já me sentia cansada. Hoje eu entrei em uma aula de dança e estou me sentindo bem para tudo. Para dormir, para comer, para tudo. Eu não tenho mais aquele cheiro de cigarro. Antes não precisava nem estar com o cigarro aceso para que as pessoas se sentissem incomodadas” – relata.

Rosemeire Coelho de Souza é fumante há 45 anos e conta que já sofreu diversos malefícios em decorrência do hábito. “Já tive tuberculose e já fiz cirurgia duas vezes, comprovadamente por conta do tabagismo. Meu pulmão já está 40% comprometido, sem ar. Tenho problema de depressão, causado pelo vício, e muitas outras patologias. Mau humor, falta de concentração. Mas o pior deles é você pensar que é a pior pessoa do mundo por não conseguir parar de fumar. Mesmo assim eu não vou desistir, eu vou conseguir. Estou na luta para buscar essa força dentro de mim. Por isso esse projeto é tão importante” – explica. Jorge do Brasil, que foi fumante por 30 anos e que largou o vício há cinco meses com a ajuda do projeto, explica que já consegue sentir os benefícios. “Me sinto bem melhor. Eu não aguentava nem correr. Esse projeto é uma mão na roda. Se você tiver vontade de parar, com a ajuda deles você consegue”.

Cristiano Cançado explica que a maioria das pessoas tenta parar de fumar por duas ou três vezes antes de ter sucesso. “O município iniciou este trabalho em 2012 e a gente tem conseguido ajudar muitas pessoas. A equipe multidisciplinar é extremamente importante. As pessoas precisam entender que muito mais importante do que tomar os remédios ou usar os adesivos é estar participando desses grupos. Esse investimento é extremamente importante para Aparecida. Estamos trabalhando para colocar grupos em todas as Unidades Básicas de Saúde. O prefeito Gustavo Mendanha é exemplo para uma mudança de comportamento em relação à própria saúde. Ele está mostrando para a população que, independente de quem você seja, ou onde você esteja, você pode fazer boas escolhas, ter bons hábitos” – completa.

O Programa Municipal de Combate ao Tabagismo possui oito grupos espalhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aparecida. Nas reuniões, que acontecem semanalmente, os inscritos participam de consultas psicológicas e também com cardiologistas e nutricionistas. Após um mês de participação eles iniciam a fase tratamento com medicamentos que os auxiliam a deixar o vício, como a Bupropiona e os adesivos de nicotina. Os interessados em participar do programa devem procurar a UBS mais próxima de sua casa para se inscrever.