Parceria entre Prefeitura e CUFA deve promover integração e ascensão social nas comunidades aparecidenses

Por Rackel Vieira

12 de maio de 2021

Por Rackel Vieira

12 de maio de 2021

Foto: Rodrigo Estrela

A possível parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada avalia construir um Centro de Referência Comunitário da CUFA em Aparecida

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, se reuniu na manhã desta quarta-feira, 12, no gabinete da Cidade Administrativa Maguito Vilela, com a equipe responsável pela Central Única das Favelas do Estado de Goiás (CUFA-GO). O objetivo da reunião foi para estabelecer uma possível parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada para construir um Centro de Referência Comunitário da CUFA no município que disponibilizará as oficinas e atendimentos da instituição. Além disso, a parceria deve desenvolver ações que promovam integração e ascensão social das comunidades por meio do esporte, educação, cultura, cidadania, empreendedorismo, lazer e solidariedade.

O presidente da CUFA-GO, Breno Cardoso, destacou o trabalho que a instituição irá desenvolver com a criação do Centro de Referência. “A CUFA tem o objetivo de construir um Centro de Referência Comunitário para atender mais e melhor a população e periferias de Aparecida, um espaço com capacidade para atender mais de 500 pessoas de diversas faixas etárias promovendo um grande impacto social na cidade, oferecendo iniciação e formação esportiva, reforço escolar, aulas de cunho culturais, cursos de capacitação e empreendedorismo”, explicou o presidente da CUFA-GO, Breno Cardoso.

O prefeito Gustavo demonstrou interesse na parceria e sinalizou que vai buscar viabilizar a concessão de uma área para a construção do espaço. “Vamos marcar outra reunião em breve juntamente com alguns secretários, para alinhar as ideias que beneficiem a população de Aparecida. Em relação a viabilização de área para a Central Única das Favelas desenvolver seus trabalhos, isso com certeza será possível, vamos providenciar”, destacou o prefeito.

Foto: Rodrigo Estrela

Presente na reunião, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, elogiou o trabalho desenvolvido pela CUFA e salientou a importância das ações voltadas à população carente. “Admiro muito o trabalho que a CUFA realiza nas comunidades, estamos abertos a parceria e queremos sim desenvolver ações em conjunto. Todos projetos sociais que envolvem a saúde, educação, o esporte, lazer, cultura, são fundamentais para uma transformação completa na vida das pessoas. A Assistência Social possui cadastro da população que vive em situação de vulnerabilidade social em Aparecida e que, além de receber suprimentos alimentícios, recebe acompanhamento até que a realidade mude. O nosso único objetivo é garantir a mudança da situação social que a pessoa se encontra e que tenham de fato uma qualidade de vida melhor”, salientou Mayara.

A CUFA, que atua diretamente nas favelas e periferias, está presente em 17 países, nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal e em 32 cidades no Estado de Goiás. Em Aparecida são 47 CUFAS implantadas com base nas lideranças comunitárias locais que juntos das suas equipes desenvolvem os programas e projetos da instituição na ponta.

Entre os programas desenvolvidos pela instituição estão: a Taça Todo Dia voltado para iniciação e formação esportiva em diversas modalidades; CUFA empreenda que oferece cursos de empreendedorismo para centenas de pessoas das periferias do Estado; CUFA Educa que promove reforço escolar no contraturno da escola e atendimento psicológico às crianças e jovens das periferias; Aperte o Esc com aulas remotas e a evasão escolar; CUFA Cult visa a formação cultural do indivíduo através da música, dança, teatro e violão; e Mães da Favela, um programa emergencial da CUFA que durante a pandemia tema atuado com ênfase em ações de enfrentamento a fome, com doações de alimentos, itens de higiene e outros donativos. Além disso, é desenvolvido nas comunidades uma série de projetos como o Taça nas Favelas, Top CUFA e Libras.