Parceria entre prefeitura e Enel poderá beneficiar famílias de Aparecida com ações sociais e economia de energia

Por Rafael Freitas

17 de outubro de 2018

Por Rafael Freitas

17 de outubro de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Economizar energia é bom para o planeta e também para o bolso do contribuinte. E ações básicas como a troca das lâmpadas fluorescentes por de LED ou mesmo uma fiação com manutenção em dias já ajudam na economia no final do mês. Para beneficiar a população de Aparecida de Goiânia, principalmente as famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) e unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), está sendo firmada entre a Prefeitura e a Enel Distribuição para que as ações e projetos sociais desenvolvidas pela empresa de energia elétrica sejam realizadas na cidade. A primeira reunião para viabilizar a parceria foi realizada na manhã desta quarta-feira, 17, no Paço Municipal.

Participaram do encontro o secretário de Governo, Afonso Boaventura, e o secretário interino de Assistência Social, José Nelis e os diretores da empresa em Goiás, Marco Henrique Pavan (Relações Institucionais) e João Alexandre (Sustentabilidade). Foi apresentado aos membros do poder público municipal o projeto “Enel Compartilha Cidadania”, que tem como objetivo principal, atender as famílias carentes das cidades. Na pauta do projeto está a concessão de desconto na conta de energia para essas famílias cadastradas nos programas sociais, além da troca gratuita de lâmpadas fluorescentes por de LED, visando assim a economia de energia.

Além da troca das lâmpadas e dos descontos, se a parceria for realmente firmada, a população terá acesso a cursos de eletricista, elaboração de currículo, tendências do mercado de trabalho e palestras sobre consumo consciente de energia e boas práticas domésticas.  Para o secretário interino de Assistência Social, José Nelis a maior beneficiada será a população da cidade. “Será um ganho para os moradores mais carentes de Aparecida. Nossa expectativa é de que a parceria seja firmada o quanto antes e assim possamos trazer, junto com a empresa de energia, mais benefícios e oportunidades para as famílias aparecidenses”.

O diretor de Relações Institucionais da Enel, Marcos Henrique Pavan, explicou que o objetivo da proposta oferecida ao Município, sem custo com contrapartida, é de oferecer capacitação e benefícios sociais para que as famílias melhorem suas condições de vida. “Nosso objetivo hoje foi apresentar o projeto social e os programas de sustentabilidade da Enel, com foco especial no ‘Enel Compartilha Cidadania’. Desta forma iremos informar a população sobre formas de se economizar energia, promover a troca de lâmpadas por outras mais eficientes e econômicas e capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho”, pontuou  afirmou.

A proposta, segundo o secretário de Governo, Afonso Boaventura, é positiva e passará por avaliação de todas as áreas responsáveis da administração e o intuito da administração é de aprovar o quanto antes e beneficiar em breve toda a população. “Tivemos a oportunidade de conhecer o projeto ‘Enel Compartilha Cidadania’ e vamos agora apreciar toda a minuta para podermos assinar o convênio o quanto antes. Ações sociais garantem o bem-estar dos moradores, por isso buscamos sempre firmar esse tipo de parceria público-privada e assim beneficiar o maior número de pessoas, gerando dignidade e melhoria da qualidade de vida”, sublinhou.

Participaram da reunião a diretora do CadÚnico, Márcia Bezerra; diretora das unidades do Centro de Referência em Assistência Social, Temísia Lopes, e secretário executivo do projeto Prefeitura em Ação, Júlio Lemos. “Caso a parceria seja firmada nos próximos dias, a ação de troca de lâmpadas poderá ser realizada já na 12ª edição do Prefeitura em Ação”, comentou o secretário interino de Assistência Social, José Nelis.