Equipe do Sírio-Libanês faz primeira visita às UPAs de Aparecida de Goiânia

Por Rodrigo Augusto

29 de agosto de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Dentro das ações do convênio firmado na manhã desta quarta-feira, 29, entre a Prefeitura e o Hospital Sírio-Libanês, que tem como objetivo melhorar o atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) de Aparecida, técnicos do hospital paulista conheceram a estrutura das unidades que irão receber o programa. A parceria prevê a implantação do Sistema Lean, que pode ser traduzido como produção enxuta e é uma metodologia japonesa utilizada em diversos setores produtivos, que foi adaptada para a saúde a partir da década de 1990.

“Iremos trabalhar mais com processos de gestão, a estrutura aqui é muito boa, são UPA’s grandes e bem equipadas. Nossa equipe irá trabalhar com o objetivo de melhorar o processo de entrada, passagem e saída de pacientes. Acreditamos que em três meses já teremos resultados positivos acerca da implantação do programa”, apontou o médico e consultor do Sírio-Libanês, Welfane Cordeiro Júnior ao final da visita à UPA Ambrosina Coimbra no setor Buriti Sereno.

Na prática, o programa melhora a gestão racionalizando recursos, otimizando espaços e insumos e aumentando o número de atendimentos com o mesmo quadro pessoal nas unidades de saúde. “Esse projeto irá efetivamente atualizar nossos profissionais e organizar os processos de trabalho das unidades de saúde de Aparecida, sobretudo, das UPA’s. Nosso objetivo é humanizar o atendimento, reduzir desperdícios, oferecendo serviço de excelência aos nossos pacientes”, disse a diretora de urgência, emergência e atenção especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Amanda Melo Santos.

Durante o período de capacitação dos servidores uma equipe de consultores do Hospital Sírio-Libanês irá permanecer em Aparecida para acompanhar toda a implantação do programa que já é utilizado em unidades como o Hospital Odilon Behrens de Belo Horizonte em Minas Gerais, Hospital São José de São José em Santa Catarina, Hospital Geral de Palmas no Tocantins, Hospital de Messejana em Fortaleza no Ceará e o Hospital Geral do Grajaú na cidade de São Paulo, todos 100% públicos.

“Os profissionais serão capacitados através de metodologias que permitem alcançar melhoria nos processos assistenciais. As UPA’s serão utilizadas como campus para implementação de projetos, métodos e ferramentas que serão repassados aos demais servidores da rede” explicou o diretor de estratégia e consultoria do Hospital Sírio-Libanês, Rogério Cauby.

A comitiva vistoriou ainda as UPAs  Cairo Louzada no setor Brasicon e Geraldo Magela no Parque Flamboyant. A equipe conheceu também a estrutura do Hospital Municipal de Aparecida e observaram a chegada dos primeiros mobiliários e equipamentos que estão sendo implantados na unidade que deve ser inaugurada ainda este ano.