Parceria entre Prefeitura e Sírio-Libanês promove a qualificação dos profissionais das UPAs de Aparecida

Por Rafael Freitas

29 de agosto de 2018

Por Rafael Freitas

29 de agosto de 2018


Foto: Rodrigo Estrela

Na intenção de promover melhorarias nos atendimentos à população nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município, teve início nesta quarta-feira, 29, o curso de capacitação dos servidores municipais que atuam nessas unidades. A qualificação, cuja aula inaugural foi uma palestra ministrada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Aparecida (Aciag) é uma parceria entre a Prefeitura de Aparecida de Goiânia e o Hospital Sírio Libanês de São Paulo e faz parte do projeto “Lean nas UPAs”, que visa qualificar profissionais da saúde pública e estabelecer melhor funcionalidade no atendimento público.

O Projeto baseia-se na capacitação de servidores e implementação de projetos nas UPAS e o curso será ministrado pela área de consultoria do Hospital, que é referência nacional. Com isso os processos administrativos e assistenciais à saúde prestados pelas unidades de urgência e emergência da cidade serão melhorados, o que beneficia principalmente a população que depende do Sistema Único de Saúde no município. Entre as melhorias estão a celeridade nos processos e redução do tempo de espera das pessoas na unidades de urgência e emergência da cidade, que hoje, juntas, atendem cerca de 1,5 mil pacientes diários.

Assinaram o termo de compromisso e adesão do projeto o prefeito Gustavo Mendanha, o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães e a equipe técnica do Hospital Sírio-Libanês. Pelo projeto, profissionais da saúde das UPAs Cairo Louzada (Brasicon), Ambrosina Coimbra (Buriti Sereno), e Geraldo Magela (Parque Flamboyant) serão capacitados e treinados por meio de cursos específicos da área. “Agradeço ao Hospital Sírio-Libanês que nos possibilita firmar essa parceria para qualificar os profissionais da saúde, mas acima de tudo para dar maior eficiência no serviço de saúde de Aparecida. Esse é só o primeiro de muitos projetos que trabalharemos juntos, pois quem ganha é a população”.

O diretor de Estratégia e Consultoria do Hospital Sírio-Libanês, Rogério Caiuby, comemorou a parceria com a prefeitura e disse que a expectativa é de contribuir com o avanço da saúde pública municipal. “Nós percebemos que Aparecida vem crescendo e vimos a possibilidade dessa parceria para tornar o serviço público de saúde ainda mais eficiente.É uma honra celebrar esse projeto com o município e contribuir com a qualidade da saúde pública da cidade. Nosso maior objetivo é aprimorar, qualificar os profissionais da saúde e reforçar o atendimento público das UPAs”.

Para o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, a expectativa é que o atendimento médico na cidade fique ainda melhor. “Esse é um momento importante em que celebramos uma parceria para otimizar o atendimento a população nas UPAs de Aparecida. Com isso, nós esperamos que a qualidade no atendimento médico das unidades fique ainda melhor e otimize os recursos que estão sendo investidos pela atual administração.”

Durante o mês de julho, a rotina das três UPAs da cidade foi avaliada pela equipe especialista da instituição. O intuito foi diagnosticar o que pode ser aperfeiçoado para melhorar o controle dos processos, do uso dos recursos e dos atendimentos de forma geral. Após a conclusão da análise a instituição começa a partir de agora, a capacitação dos 50 profissionais das unidades e os consultores passarão a visitar as Unidades de Pronto Atendimento três vezes por semana, durante seis meses, para auxiliar na implementação dos projetos de melhoria. As intervenções nas unidades de saúde serão realizadas de outubro deste ano  à março de 2019.

 

Termo de compromisso

Para assinatura do documento de parceria, além do secretário Alessandro e do prefeito Gustavo, marcaram presença as diretoras Elizângela Cristina (UPA do setor Brasicon); Graziele Rodrigues (UPA do setor Buriti Sereno), Caroline Rodrigues (UPA do Pq. Flamboyant). Na solenidade, o gestor municipal estava acompanhado também dos secretários da administração municipal.

Do Hospital Sírio-Libanês estiveram na assinatura de abertura dos trabalhos, o diretor de estrategia e consultoria, Rogério Caiuby; a gerente de metodologia, Paloma Rubinato; o  gerente de consultoria, Bruno Barreto; especialista médico e palestrante Welfane Cordeino, especialista de processos Carina Pires. “Temos buscado o que existe de melhor e mais moderno para alcançar a excelência operacional em todas as áreas, melhorando assim a qualidade de vida dos aparecidenses”, destacou Gustavo Mendanha.

 

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)