Parceria entre Sine e Prefeitura informatiza a emissão de Carteira de Trabalho em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Rodrigo Estrela

Entre os benefícios, entrega do documento em curto prazo e validação nacional dos dados do trabalhador aparecidense

Aparecida de Goiânia, 21 de março de 2017 – A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por intermédio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, renovou nesta segunda-feira (20), o convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A parceria permitirá a integração dos trabalhadores aparecidenses ao novo sistema online criado pelo governo federal para dar maior agilidade e segurança na emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) através do Sistema Nacional de Emprego (Sine Municipal).

O convênio de parceria técnica tem duração de três anos, podendo ser renovado. O intuito é dar maior agilidade ao atendimento e prevenir fraudes como falsificação no seguro desemprego. A novidade traz como benefício ao cidadão a entrega do documento em um curto prazo após a solicitação e tem validação nacional dos dados do trabalhador. Isso garante mais segurança ao documento e ao trabalhador, que tem todas as suas informações cruzadas e analisadas no ato na solicitação da carteira. E também possibilita o direcionamento de candidatos a empregos para todo país.

“Aparecida vem se consolidando como um dos pólos industriais mais dinâmicos do estado, e é o segundo município mais populoso de Goiás. A CTPS é o documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica. Nós temos como dever, implementar nas Políticas Públicas de Emprego atendendo a uma população economicamente ativa com mais de 130 mil trabalhadores”, destaca o prefeito Gustavo Mendanha.

De acordo com o secretário de Trabalho, Emprego e Renda de Aparecida, Adriano Montovani, a Prefeitura já adquiriu os Kits para confecção das CTPS e no prazo de 15 dias no máximo estarão instalados nas unidades do Sine do município e em pleno funcionamento. “O novo sistema vai facilitar muito a vida do trabalhador aparecidense. Antes o prazo era maior para entrega do documento, mas a partir de agora, o trabalhador receberá sua carteira bem mais rápido,” conta o secretário.

“O Sine oferece cursos gratuitos e direciona os cidadãos ao mercado de trabalho. Com a inclusão da CTPS junto ao atendimento Sine, beneficiaremos os trabalhadores com a intermediação de mão-de-obra e a qualificação profissional. Essas ações são importantíssimas para permitir o movimento dentro de determinada área e conseqüentemente auxiliar no crescimento econômico, uma vez que o serviço adequado de intermediação permite a redução dos custos de transação no mercado de trabalho”, explica o secretário Adriano Montovani.

Atualmente Aparecida contém cinco unidades de atendimento do Sine. Nesses locais serão recolhidos os dados do cidadão, capturado a digital e a imagem. Os protocolos de atendimentos são enviados à Gerência Regional do Trabalho para a confecção e montagem da carteira. Depois da etapa na internet, um prazo de dez dias é estabelecido para a entrega do documento. O prazo ocorre por conta da verificação de dados da Receita Federal, da Caixa Econômica Federal e dos Correios.

Para a emissão da primeira via da carteira é necessária à apresentação dos seguintes documentos originais: certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência (preferência conta de energia), documento de identidade, CPF, título de eleitor e CNH. No caso de segunda via é necessária à apresentação da CTPS anterior ou o Boletim de Ocorrência da Delegacia de Polícia Civil nas situações de perda, roubo, furto ou extravio do documento.

Unidades do Sine

Centro – Secretaria de Trabalho: Rua João Batista de Toledo, Qd 07, Lt 07.

Cidade Livre – Casa do Empreendedor: Avenida Independência.

Garavelo – unidade SAC Garavelo: Praça da Igualdade.

Cidade Vera Cruz 2 – Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) Orlando Alves Carneiro.

Jardim Olímpico – CEU das Artes Parque Flamboyant.