Parceria entre Vilmar e Caiado beneficia aparecidenses com novos ginásios de esporte

Por Allan David

14 de setembro de 2023

Por Allan David

14 de setembro de 2023

Ginásio do Bairro Independência foi reinaugurado nesta quinta (14) após reforma completa; em acordo com o Governo de Goiás, Prefeitura de Aparecida assume administração de três ginásios

Os ginásios de esportes do Bairro Independência, do Setor Central e da Vila Brasília agora estão sob administração da Prefeitura de Aparecida, que recebeu nesta quinta-feira (14) o Termo de Cessão de Uso assinado pelo governador Ronaldo Caiado e pelo prefeito Vilmar Mariano. Eles assinaram o documento hoje na reinauguração do ginásio do Bairro Independência, que, assim como os ginásios do Centro e da Vila Brasília, foram reformados pelo Governo de Goiás.

Ao lado do vice-governador Daniel Vilela e do ex-prefeito Gustavo Mendanha, Vilmar e Caiado entregaram aos moradores do Bairro Independência e região um ginásio completamente reformado. O equipamento recebeu novos pisos (inclusive táteis); luminárias; vestiários; rede elétrica, de esgoto e hidráulica; estacionamento; bancos e mesas para convivência; paisagismo e bicicletário.

A reforma do Ginásio Bernardino Dias da Silva (nome oficial do Ginásio do Bairro Independência) faz parte de acordo firmado em abril deste ano entre a Prefeitura de Aparecida e o Estado de Goiás. O acordo prevê a reforma de seis ginásios de Aparecida, sendo também os do Centro, Vila Brasília, Cruzeiro do Sul, Tiradentes e Garavelo. Todos eles serão cedidos ao município.

Para realizar as reformas, o Governo de Goiás destinou quase R$ 4 milhões em recursos extras, além de R$ 2 milhões em emendas impositivas, através do deputado estadual Veter Martins (Patriota), representante de Aparecida na Assembleia Legislativa de Goiás. “Muito mais do que o ginásio, a estrutura física, comemoramos também a presença do governo estadual em Aparecida, trazendo benefícios para a nossa população, por meio de mais parcerias”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano.

O governador Ronaldo Caiado enfatizou que as reformas dos ginásios e demais obras feitas pelo Estado em Aparecida atendem a altos padrões de qualidade. “As estruturas de governo têm de ser iguais ou melhores que as estruturas da iniciativa privada. Ou seja: elas têm que ser de excelência”.

Filho do ex-prefeito de Aparecida Maguito Vilela, o vice-governador Daniel Vilela lembrou que o Ginásio Bernardino Dias da Silva foi construído na gestão de seu pai, enquanto governador. E acrescentou: “Este local faz parte da paixão dos aparecidenses. E a gente precisa sempre lembrar que o esporte é a forma de mais impacto nas crianças para elas se tornarem adultos responsáveis”.

Como professor de educação física e ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha parabenizou Caiado pelas melhorias nos ginásios da cidade. “Há alguns anos, a nossa realidade era totalmente diferente, mas agora foi resgatado um compromisso que nós tanto sonhamos”, lembrou ele.

Iniciação esportiva nos ginásios novos

Gerfeson Aragão, secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, adiantou que em cada um dos ginásios reformados a Prefeitura de Aparecida abrirá 500 vagas para crianças e adolescentes em modalidades como capoeira e judô. “Hoje é um dia de reconhecimento”, resumiu o gestor.

O deputado estadual Veter Martins enalteceu a parceria estabelecida entre o prefeito Vilmar Mariano e o governador Ronaldo Caiado. Ele disse que essa gestão colaborativa privilegia a população de Aparecida. “A presença do governo em todos os lados da nossa cidade é importante para que nós possamos mudar e melhorar a qualidade de vida dos aparecidenses.”

O adolescente Dener Emanuel, de 13 anos, contou que quando chegou à região do Bairro Independência, viu o ginásio abandonado. “Aí, eu nunca tive essa oportunidade [de jogar no ginásio]. Mas agora o ginásio está bonito e parece ser bem confortável jogar aqui”, avaliou o garoto.

Autoridades presentes

A reinauguração do Ginásio do Bairro Independência teve participação também da primeira-dama de Aparecida e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, e dos vereadores Fábio Ideal (PP) – vice-presidente da Câmara Municipal de Aparecida; Camila Rosa (PSD); Isaac Martins (Patriota) – líder do prefeito na Câmara; Elio Bom Sucesso (MDB); Araújo (MDB); Amendoim (PDT); Sandro Oliveira (Cidadania); Willian Panda (PSB); Arnaldo Leite (MDB); Lelis Pereira (PP); Erivelton Contador (PP); Hans Miller (PSD); e Domingos Rodrigues (Cidadania); além do ex-prefeito Ademir Meneses.

Participaram do evento também o deputado federal por Goiás Glaustin da Fokus (Podemos) e os deputados estaduais Bruno Peixoto (União Brasil) – presidente da Assembleia Legislativa de Goiás – e Cairo Salim (PSD).