Parceria garante melhoria nos atendimentos da Saúde aos moradores de Aparecida de Goiânia

Por Camila Godoy

29 de junho de 2018

Por Camila Godoy

29 de junho de 2018

Foto: Divulgação/SMS

Hospital Sírio-Libanês prestará consultoria aos profissionais das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Aparecida com o objetivo de otimizar os serviços

Preocupada em melhorar os atendimentos à população nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h do município, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia firmou nesta sexta-feira, 29, uma parceria com o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A união entre as partes se dará por meio de uma capacitação feita pela área de consultoria do Hospital, que é referência nacional, aos profissionais das três UPAs de Aparecida, melhorando os processos administrativos e assistenciais à saúde prestados pelas unidades de urgência e emergência do município.

A parceria foi fechada após reunião do prefeito Gustavo Mendanha e do secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, com o diretor de Estratégia e Projetos do Hospital Sírio-Libanês, Rogério Caiuby. O encontro ocorreu na unidade de saúde paulista, seguido de visita pela instituição, com participação do CEO do Hospital, Paulo Chapchap. Gustavo aproveitou a ocasião para convidar a diretoria do Sírio-Libanês para conhecer Aparecida e uma visita técnica ao município deve ocorrer nos próximos dias. Além disso, a reunião resultou na sinalização de outras parcerias entre a Prefeitura e o Hospital.

Segundo Gustavo Mendanha, Aparecida tem buscado o que existe de melhor e mais moderno para alcançar a excelência operacional em todas as áreas, melhorando assim a qualidade de vida dos aparecidenses. “Como a saúde é prioridade do município, buscamos parcerias que nos auxiliem a melhorar cada vez essa área. Os consultores e executivos do Hospital Sírio-Libanês chegam para traçar estratégias que otimizarão o processo de trabalho das UPAs e reduzirão o tempo de espera dos pacientes”, afirmou.

O secretário de saúde, Alessandro Magalhães, também é um entusiasta da iniciativa. “Hoje, Aparecida de Goiânia conta com três unidades de pronto-atendimento, que funcionam 24 horas e atendem uma média de 1,2 mil pacientes por dia. Nossa expectativa é que após a consultoria, ocorra uma redução do tempo gasto com os procedimentos realizados no local e consequentemente haja um aumento na capacidade de atendimentos, bem como na qualidade dos serviços prestados”, destacou.

Durante o encontro, a equipe do Hospital Sírio-Libanês apresentou dados sobre as conquistas experimentadas por outras unidades de saúde que desenvolveram o trabalho proposto. “Já realizamos consultoria em diversas unidades de saúde. Em média, todas elas aumentaram em 30% sua capacidade de atendimento, reduziram o tempo do processo de alta em 68% e de atendimento em 55%. Nossa proposta é ajustar condutas e fluxos que impactam diretamente no resultado final”, explicou o diretor Rogério Caiuby.

A consultoria

Com a parceria firmada entre a Prefeitura de Aparecida e o Hospital Sírio-Libanês, ao longo do próximo mês, a rotina das três UPAs da cidade será avaliada pela instituição. A proposta é diagnosticar o que pode ser aperfeiçoado para melhorar o controle dos processos, do uso dos recursos e dos atendimentos de forma geral.

Após essa análise, a instituição ministrará capacitação para 50 profissionais das unidades. Os consultores passarão então a visitar as UPAs três vezes por semana, durante seis meses, para auxiliar na implementação dos projetos de melhoria. Todas as ações serão avaliadas e ao final os profissionais podem obter uma certificação.