Paróquia Nossa Senhora Aparecida é elevada à Santuário no dia do aniversário da cidade

Por Rafael Freitas

12 de maio de 2018

Por Rafael Freitas

12 de maio de 2018

Foto: Claudivino Antunes

A Igreja foi a primeira construída em Aparecida de Goiânia, ainda na época de sua fundação em 1922 e preserva ainda hoje a cruz de aroeira pregada pelos fundadores

O prefeito Gustavo Mendanha e primeira-dama Mayara Mendanha participaram na noite dessa sexta-feira, 11, da celebração solene em que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Praça Matriz, foi elevada à dignidade de Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida. A celebração foi realizada pelo Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz e fez parte das comemorações do aniversário da cidade.

“Este é um momento importante em que a cidade passa a ter uma relevância maior. Estou muito feliz por ser o prefeito e participar desse momento histórico da comunidade católica de nosso município. A igreja tem a sua participação na fundação da cidade e a fé tem o poder de unir as pessoas para o bem comum de todos”, destacou o prefeito Gustavo que também estava acompanhado do vice-prefeito, Veter Martins e do senador Wilder Morais.

A Paróquia foi a primeira construída em Aparecida de Goiânia, ainda na época de sua fundação. Segundo relatos históricos, a primeira missa fundando a cidade foi rezada no dia 11 de maio de 1922, ao redor da cruz de aroeira que ainda está pregada no meio da Praça Matriz. “Essa elevação para Santuário engradece nossa igrejinha, nossa tradição religiosa e nossa cidade que começou na Praça Matriz, quando no local foi celebrada a primeira missa”, destacou Delclides Alves Fortes, um dos primeiros participantes do coral da igreja e autor do Hino de Aparecida.

Na ocasião da declaração de Santuário Nossa Senhora Aparecida o Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, nomeou o padre João Luiz da Silva como reitor do Santuário. Mais de mil pessoas entre fiéis, convidados e autoridades do município participaram da solenidade. Segundo o arcebispo, a decisão de elevar a paróquia à dignidade de Santuário levou em consideração diversos aspectos.

“A Paróquia Nossa Senhora Aparecida tem quase 100 anos, sendo erguida junto à cidade e foi uma das primeiras dedicadas à Padroeira do Brasil em Goiás. Além disso ela é uma das mais antigas da região metropolitana, surgindo em uns dos pontos da rota histórica dos missionários católicos que evangelizaram o território que formam hoje a Grande Goiânia. e por fim, podemos destacar o grande crescimento populacional e a exigência de um centro de evangelização no município de Aparecida de Goiânia”, destacou ele durante a missa.

Santuários em Goiás – A Arquidiocese de Goiânia passa agora a ter quatro Santuários: Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade; Santuário Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Matriz de Campinas); Santuário Arquidiocesano Sagrada Família; e Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Aparecida É Show – Depois de prestigiar a solenidade religiosa na Praça Matriz, o prefeito Gustavo Mendanha participou do segundo dia do Aparecida É Show. A festa está dentro do roteiro de comemorações do aniversário de Aparecida e está sendo realizada no Centro de Cultura e Lazer José Barroso. Os portões são abertos ao público que na noite desta sexta-feira, 11, pôde acompanhar as competições de montarias do tradicional rodeio e os shows das duplas Diego & Arnaldo e João Neto & Frederico. Segundo organizadores, o público da segunda noite de shows foi de 27 mil pessoas.