Parque Cecília e região ganham 1ª Base Integrada de Gestão, Segurança Pública e Fiscalizações

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 22 de dezembro de 2016 – Os moradores do Parque Santa Cecília e região receberam oficialmente, nesta quinta-feira, 22, a 1° Base Integrada de Gestão, Segurança Pública e Fiscalizações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Trata-se de inovadora parceria entre diversas pastas do Executivo municipal e órgãos de segurança e iniciativa privada. A prefeitura também fez a cessão do terreno.

Integram a base representantes das secretarias de Defesa Social e Guarda Civil, Regulação Urbana e Rural, de Meio Ambiente e de Fazenda, Superintendência Municipal de Trânsito, Procon Municipal, além de integrantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e do Serviço de Atendimento de Urgências (SAMU).

O prefeito Maguito Vilela, acompanhado por auxiliares e vereadores, assinou também o Termo de Cooperação, Compromisso, Uso e Responsabilidade para a utilização do espaço público da base. “Essa é uma questão fundamental: união de esforços e parcerias. E fazemos isso desde o inicio de nossa gestão. Tenho certeza de que tanto a Defesa Civil quanto os demais órgãos envolvidos neste projeto cumprirão bem o ‘dever de casa’”, salientou Maguito.

A administração e coordenação da base, também mencionada como “Ponto de Integração”, ficarão a cargo de servidores públicos vinculados à Defesa Civil, que possui acesso a todo sistema de gerenciamento público municipal e que terá facilidade para interlocução com os demais integrantes do projeto. Já os agentes de segurança pública poderão, assim, focar no cumprimento de suas atividades para garantir segurança pública.

“Trata-se de uma modalidade [a instalação da Base] que a Defesa Civil – que também atua como órgão de Segurança Pública – buscou como forma de integrar boa parte da imensa gama de serviços e equipes operacionais providos pela Prefeitura em um mesmo local. Em recente viagem à Alemanha pude conferir de perto casos de sucesso relacionados a este tipo de integração”, pontuou Juliano Cardoso, superintendente da Defesa Civil.

Juliano explicou também que o projeto visa somar esforços a partir da cooperação e interação entre os órgãos da administração pública nas áreas de gestão administrativa, operacional, preventiva; e de segurança pública, entre as forças policiais, ostensiva, preventiva, judiciária e administrativa, com atuação no município.

“Além de ser um ponto de apoio, o prédio também servirá como espécie de base para todas as equipes dos órgãos que atuam na região. Trabalhando de forma fixa mesmo serão poucos. Apenas o gestor da base e dois guardas. Rotativamente poderão estar presentes representantes tanto das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal e do Batalhão Ambiental, quanto das secretarias de Regularização Urbana, Meio Ambiente e de Trânsito. Cada um, com sua devida competência”, finalizou.