Parque Industrial Vice-Presidente José Alencar

Localizado na Região Leste de Aparecida de Goiânia, o Parque Industrial Vice-Presidente José Alencar se destaca no cenário econômico do município pela grande quantidade de empresas instaladas e elevado número de empregos gerados direta e indiretamente, fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico local. Desde sua criação, em 2004, o polo atraí empresas de segmentos variados, sobretudo, logístico, industrial e de prestação de serviços.

O Parque Industrial Vice-Presidente José Alencar, que abriga mais de 100 empresas, está em uma localização privilegiada na Região Central do país. Praticamente às margens da BR-153 – importante rodovia que interliga as regiões Norte e Sul do Brasil, o parque atraí investidores que buscam economia logística e praticidade para distribuírem seus produtos.

Com empresas de médio e grande porte, o parque gera mais de sete mil empregos, dando oportunidade de trabalho para moradores de Aparecida que antes de sua instalação buscavam trabalho em cidades vizinhas como Goiânia e Anápolis.

Atendo a importância do Parque Industrial Vice-Presidente José Alencar, o poder público municipal melhorou a infraestrutura na região, oferecendo melhores condições de mobilidade para os mais de 100 mil moradores da região e investidores do polo.

Em 2016, a Prefeitura de Aparecida inaugurou o Eixo Viário Norte Sul 01 – Avenida Jataí (ENS01). Com 13,5 km de extensão, pista dupla, ciclovia e ciclofaixa e paralela à BR-153, a via interliga todos os bairros da região Leste ao Centro da cidade, facilitando a mobilidade de trabalhadores e moradores.

As obras de mobilidade, que custaram cerca de R$ 48 milhões, melhoraram a mobilidade dos moradores da região Leste. O eixo estruturante é a principal via de acesso ao campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) ao Distrito Agroindustrial de Aparecida de Goiânia (Daiag) e All Park Polo Empresarial.

Trabalhadores e moradores da região onde está localizado o Parque Industrial Vice-Presidente José Alencar também podem utilizar ônibus do transporte coletivo como meio de transporte. Duas linhas (970 e 975) transportam diariamente milhares de passageiros.

A implantação do polo industrial contribuiu significativamente para o desenvolvimento de bairros vizinhos na região. Hoje, o comércio local está consolidado com a chegada de supermercados, casas lotéricas, lojas de varejo, academias, entre outros empreendimentos.

Em 2004, o município de Aparecida de Goiânia desapropriou, por meio da Lei nº 2.473, uma área de 174,2 hectares para criação do Parque Industrial Aparecida e Polo Municipal de Reciclagem. Posteriormente, em 2010, outra lei municipal alterou o nome do parque para Parque Industrial Vice-Presidente José Alencar em homenagem ao ex-vice-presidente da República (2003 – 2011) José Alencar Gomes da Silva.