Parque Municipal de Aparecida será inaugurado neste domingo, 14

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Aparecida de Goiânia, 04 de setembro de 2014 – A prefeitura de Aparecida de Goiânia em parceria com o grupo de Incorporadoras EBM, Terral, GPL e Tropical Urbanismo inauguram neste domingo, 14, o Parque Municipal Elmar Arantes Cabral. O parque, que fica no Residencial Recanto do Cerrado, é o primeiro parque planejado no município e beneficiará os moradores da região Nordeste assim como todo o município.

A solenidade de inauguração será realizada das 8h às 12h e contará com brincadeiras infantis, atividades esportivas e culturais, shows sertanejos e de pagode, aulas de jump e pilates. E também tendas com espaço da saúde para a realização de aferição de pressão, diabetes e cuidados gerais com a saúde. Além de oficinas de origami, pipa, esculturas com balões e pinturas faciais. Haverá ainda o plantio e a distribuição de mudas em alusão ao dia da árvore, comemorado no dia 21 de setembro.

Com 45 mil metros quadrados o parque contará com playground para diferentes idades, quadra poliesportiva, tabuleiro de xadrez e jogo da velha gigantes, pista de caminhada, praça de eventos e arborização com mata preservada, tendo inclusive preservadas as árvores frutíferas. Para estimular o equilíbrio das crianças foi construído um playground com toras de madeira. A pista de caminhada será em concreto liso desempenado, para segurança e conforto dos usuários

O primeiro parque planejado de Aparecida de Goiânia será totalmente aberto à populalção aparecidense. “A população terá um local de lazer e descanso próximo à sua casa. O Parque Municipal será um grande impacto na melhoria da qualidade de vida dos aparecidenses, além de valorizar ainda mais a região”, enfatiza o prefeito Maguito Vilela.

Antonio Carlos da Costa, diretor da Tropical Urbanismo, explica que a inclusão do Parque Elmar Arantes Cabral no projeto do  Parque América seguiu as premissas do novo urbanismo, movimento da arquitetura em alta no Brasil que desenvolve espaços urbanos planejados para atender as necessidades dos moradores de moradia, de trabalho, de consumo e de lazer. “Hoje, não pensamos mais um empreendimento isoladamente, mas sim em seu conjunto. É uma contribuição dos empreendedores ao poder público e comunidade”, diz.

Antes da inauguração a prefeitura, por meio das secretarias de Infraestrutura, Trânsito e Desenvolvimento Urbano fizeram um mutirão de limpeza e revitalização de asfalto e sinalização, além de pintura de meio-fio. O parque Elmar Arantes Cabral, que leva o nome do ex-prefeito de Aparecida, foi construído pelas Incorporadoras, em uma parceria público-privada com a prefeitura, que depois de inaugurado será mantido pela administração municipal.

Parque Municipal – As obras do parque municipal foram iniciadas em junho de 2013 e foi finalizado em menos de 18 meses. A obra foi dividida em duas etapas, a primeira com conclusão ainda em 2013 e a segunda que será inaugurada neste domingo. Foi integrado ao parque a mata preservada na Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego Bonanza em um total de 21.987,63 metros quadrados. Além disso, hámais 9.579,60 metros de área verde distribuídas no entorno do Parque, que serão implantadas nesta etapa.

Sustentabilidade e Acessibilidade

O Parque Municipal foi construído respeitando a topografia do terreno. Segundo a arquiteta responsável pelo projeto, Maria Ester Souza, que trabalha em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, os desníveis do terreno foram utilizados para a criação de espaços diferentes. “Onde havia um declive aproveitamos para colocar um banco ou um escorregador. É algo importante, pois mantém o equilíbrio do solo e a permeabilidade natural”, explica a arquiteta.

Como o terreno do bairro ainda apresenta declividade de 30 metros até o encontro com a área de proteção ambiental que integra o parque municipal, foram criados Jardins Drenantes para diminuir o impacto e a velocidade da água da chuva. Os jardins consistirão em longas faixas de pedra que se integram à paisagem, absorvendo o volume de água e reabastecendo o lençol freático. O passeio será dividido entre piso e área com grama para contribuir com a drenagem da água.

O parque também foi construído em conformidade com a Norma Brasileira de Acessibilidade, contemplando as pessoas com mobilidade reduzida. Rebaixamentos nas calçadas, com rampas de declividade inferior a 5% serão construídas.

Assunto: Primeiro parque de Aparecida será inaugurado neste domingo, 14

Data: 14 de setembro de 2014 (domingo)

Horário: a partir das 8h

Local: Parque Municipal – Avenida das Amendoeiras, Parque América, Aparecida de Goiânia