Parquinho da Vacinação movimenta o sábado das famílias em Aparecida

Por Polliana Martins

9 de julho de 2022

Foto: Wigor Vieira

Iniciativa reúne famílias em clima de alegria e brincadeiras para ampliar a cobertura vacinal na cidade. Passaporte de entrada é o cartão de vacinação, que pode ser atualizado para adultos e crianças.

Oito horas de alegria e proteção à saúde de toda a família. É o que a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) promove neste sábado, 9 de julho, das 9h às 17h, com o Parquinho da Vacinação, que é mais uma estratégia para estimular a imunização na cidade, dessa vez com foco nas crianças. O evento é realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados Orlando Alves Carneiro (CEU das Artes), situado na Avenida V-5, no Setor Cidade Vera Cruz.

Para receber a criançada e seus responsáveis, o Parquinho tem brinquedos, personagens infantis e lanches. O acesso é gratuito, mas o passaporte de entrada é o cartão de vacinação dos pequenos, que podem se divertir à vontade e depois atualizar o esquema vacinal.

Todas as vacinas de rotina e de campanhas estão disponíveis no Parquinho, inclusive para os pais e acompanhantes das crianças. “Essa é uma iniciativa muito especial para cuidar das famílias de Aparecida com alegria, um programa de sábado para todas as idades. Além de criar mais diversão nas férias da meninada, ainda protege adultos e crianças contra doenças com as vacinas”, destaca o prefeito Vilmar Mariano.

Sábado de alegria e saúde

Dentre os primeiros vacinados deste sábado no Parquinho estão Aurélia Gomes de Oliveira e o filho dela, Giovanni, de 13 anos. Moradores do Jardim Maria Inês, eles foram atualizar o esquema vacinal contra a covid-19. “Gostei muito dessa ação num sábado, o que facilita a vida da gente, e aproveitamos pra vir logo cedo, sabemos da importância dessa proteção das vacinas.”

Sonolenta no colo da mãe Núbia Francisca Luiz, a bebezinha Joanas, de 1 ano e 4 meses, tomou as vacinas indicadas para a idade dela. As duas moram no Setor Cidade Vera Cruz e agora estão com os cartões de vacinação em dia. “Para mim faltava só a vacina contra a gripe, mas o melhor mesmo é ver minha filha protegida nesse clima de alegria e com tantas crianças brincando ao nosso redor”, comemora Núbia.

Um grupo animado é o de Aparecida Santos de Souza, que, com o apoio da irmã Keyla, foi ao Parquinho vacinar as netinhas Mariana e Melissa, de 6 e 4 anos, respectivamente, e a sobrinha Ana Júlia, de 9. Todas moram na Vila Mariana. “As meninas já brincaram, lancharam, fizeram maquiagens, vacinaram e querem brincar mais. Essa iniciativa da Prefeitura é ótima, é mais um passeio para as crianças que estão de férias e cansadas de ficar em casa e ainda podem ser vacinadas sem dar trabalho pra gente. Elas não querem ir embora daqui”, comenta Aparecida.

Proteção para milhares de pessoas

“Vacinamos a população para evitar males e reduzir a gravidade dos casos. Ampliando a cobertura vacinal na cidade, aumentamos a proteção para milhares de pessoas. Nesse sentido, o Parquinho contribui para conscientizar a comunidade sobre algo tão importante, como a imunização, de maneira leve e descontraída”, frisa o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana Ribeiro, relata que o Parquinho da Vacinação conta com o apoio da Prefeitura, da Associação Comercial e Industrial de Aparecida (Aciag) e das empresas Costa Brava, Disbral e Nattos Beer. “Somamos esforços e convidamos a todos que são responsáveis por crianças em Aparecida que atualizem os cartões vacinais dos pequeninos e também os próprios. Participem dessa corrente de saúde coletiva e de cidadania”, conclama a gestora.

Vacinas gratuitas e seguras

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, idealizadora do evento, reforça que a iniciativa é mais uma estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para aproximar a vacinação dos moradores: “A imunização é uma estratégia coletiva de prevenção que precisa alcançar o maior número de pessoas para funcionar. Infelizmente, temos observado a queda dos índices de vacinação, inclusive com o retorno de doenças que já estavam erradicadas, o que é muito preocupante. Por isso, a SMS está sempre pensando em novas estratégias para conscientizar a população e facilitar o acesso às vacinas do SUS, que são gratuitas e seguras”.

Programação

O Parquinho da Vacinação deste sábado, 9 de julho, tem brinquedos como pula-pula, pingue-pongue e piscina de bolinhas, além de música, maquiagens temáticas para a meninada e animadores vestidos de famosos personagens infantis como Zé Gotinha, Branca de Neve, Hulk e Homem-Aranha.

Para repor as energias, as crianças têm acesso livre a pipoca e algodão doce. E mais: após ser vacinado, cada pequenino ganha um diploma de Certificado de Coragem e um picolé entregues pelo Zé Gotinha. Segundo as vacinadoras, esse momento é o favorito das famílias para fazer fotos da criançada com o diploma e esquecendo da injeção com o picolé.

Dia 30 tem mais!

A coordenadora Renata Cordeiro ainda lembra que, no último sábado do mês, 30 de julho, fechando o período de férias, o Parquinho da Vacinação será montado novamente, com a mesma programação, dessa vez na Praça Joaquim Ricardo Teixeira, no Jardim Tiradentes.