Participantes do Desafio Aparecida Em Boa Forma já começam a colher bons resultados

Por Frederico Noleto

17 de maio de 2019

Por Frederico Noleto

17 de maio de 2019

Foto: Claudivino Antunes

Após passar por uma bateria de exames e consultas os participantes do Desafio Aparecida Em Boa Forma deram início na última semana à tão aguardada etapa de atividades físicas. O programa da Secretaria de Saúde em conjunto com as secretarias de Educação e Cultura e de Esporte, Lazer e Juventude, e que tem como principal entusiasta o prefeito Gustavo Mendanha, tem o objetivo de promover saúde e bem estar à população por meio do incentivo à prática de exercícios de forma regular e monitorada. “Eu consegui emagrecer mais de 30 kg apenas com a reeducação alimentar e a prática de hábitos saudáveis. Por isso lancei este desafio, porque sei que na maioria das vezes o grande diferencial para termos ou não uma vida de bem estar está na nossa própria força de vontade” – pontua o prefeito.

Após quase um mês realizando uma completa bateria de exames e palestras com integrantes da equipe de psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas que atuam no projeto, a turma de 30 participantes finalmente começou a tão aguardada parte de atividades físicas. Gleiciane Martins Leal, que já perdeu 5kg por conta do projeto, relata como está motivada. “Aprendemos um monte de coisas e estamos todos super confiantes. Apenas com a reeducação alimentar já consegui perder peso. As aulas com os professores de Educação Física são maravilhosas. Eles são muito atenciosos e pacientes com cada um de nós”.

A participante Marlene Carmo de Almeida, já começa a comemorar os primeiros benefícios pelas mudanças de hábitos incentivadas pelo projeto. Ela conta que sofre muitas dores no corpo por conta do sobrepeso. “Já sinto melhoras, estou conseguindo dormir melhor. Agora o corpo também dói por conta dos exercícios. Mas, isso é bom. Estou bastante motivada” – explica. Andre Araujo da Silva conta que por conta do desafio por bons hábitos acabou criando a iniciativa de começar a pedalar e está contente com o progresso. “Tirei meu antigo projeto de andar de bike da gaveta. O Desafio Aparecida Em Boa Forma me ajudou a dar esse start. Agora virei ciclista e isso já melhorou bastante meu condicionamento” – comemora.

A participante Edriane Ribeiro explica sobre a iniciativa da mudança de hábitos alimentares. “Parei de tomar refrigerantes e optei por sucos naturais. Era praticamente um vício, está sendo excelente para minha saúde e bem estar”. A coordenadora do programa, Bruna Aniele, que é nutricionista, explica que a equipe tomou o cuidado de realizar todos os exames necessários antes da etapa de exercícios para não haver nenhuma complicação. “Vários participantes têm idade avançada. Por isso, na etapa inicial esclarecemos as principais questões sobre saúde alimentar. Deixamos claro que nem todo processo de reeducação alimentar precisa ser sofrido. Que é possível mudar hábitos nocivos sem grandes choques. Mas eles também tiveram palestras com psicólogos. Agora chegou a fase de suar a camisa e estamos todos muito contentes com o esforço pessoal de cada um” – pontua.

Aulas

A etapa de atividades físicas conta com duas aulas semanais com preparadores físicos. As aulas acontecem todas as segundas e quartas-feiras, das 18h às 19h na Escola Municipal Jardim Olímpico II. A merendeira da escola, Terezinha Evangelista Rosa, participa do projeto e acredita que no final todos terão muito mais qualidade de vida. “Meu trabalho exige bastante do meu físico e normalmente fico bastante cansada ao final do dia. Em alguns momentos fico até ofegante. O bom de fazermos as atividades em conjunto é que um dá apoio ao outro e juntos conseguiremos mudar nossas vidas para melhor” – afirma.

O projeto

O Desafio Aparecida em Boa Forma é um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que oferece atividades supervisionadas por professores de educação física nas escolas do município. Uma equipe de médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas realizam o acompanhamento dos participantes durante três meses, período de duração de cada ciclo do projeto. A primeira edição acontece com os moradores da região do Jardim Olímpico e conta com 30 participantes. Nos próximos meses, novos grupos serão formados em outras regiões. O projeto também prevê atividades abertas ao público, como caminhada, corrida e aulas de dança.