Peça teatral leva capacitação e entretenimento aos empreendedores aparecidenses

Por Rackel Vieira e Allan David

15 de outubro de 2019

Por Rackel Vieira e Allan David

15 de outubro de 2019

Foto: Claudivino Antunes

Com objetivo de proporcionar aos empreendedores de Aparecida de Goiânia um momento agradável de treinamento e networking, a Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,  em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizou na noite desta segunda-feira, 14, uma sessão teatral com a peça “A loja: como encantar seu cliente“. A ação que faz parte da programação do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa e do Desenvolvimento, ocorreu no prédio da Igreja Videira, no setor Garavelo e atraiu centenas de microempreendedores.

“Por meio do humor e cultura, os empreendedores foram capacitados para desenvolverem suas microempresas ainda mais, o que é bom para eles e também para o município. A preocupação da atual gestão é promover o desenvolvimento industrial e comercial do município, o micro e pequeno empresário tem a mesma importância e o mesmo papel no crescimento socioeconômico da cidade”, destacou o secretário de Desenvolvimento Ecônomico de Aparecida de Goiânia, Rodrigo Caldas.

De acordo com o Coordenador Regional do Sebrae, Eder José de Oliveira, por meio da comédia teatral, os empreendedores aprenderam técnicas de abordagem ao cliente, vendas, atendimento eficaz, sondagem, fidelização, fechamento do negócio, e operações seguras com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). “Trouxemos atores diretamente de Belo Horizonte (MG) para passar as mensagens aos empreededores. A qualificação profissional é sempre bem-vinda, e quando ela acontece num ambiente com clima descontraído, a ocasião favorece mais o aprendizado”, ressaltou.

A empreendedora Leila Cristina Nascimento, 46 anos, administra um Centro de Formação de Condutores (CFC) no setor Garavelo. Segundo ela, a peça foi muito edificante. “Eu me diverti muito e ainda adquiri conhecimento. Aprendi a lidar com clientes dos mais variados perfis, além de fidelizá-los. Foi uma segunda-feira muito proveitosa, gostei bastante”, contou.

O Superintendente de Micro e Pequenas Empresas de Aparecida, Elson Dias, ressalta que 95% do comércio local é composto por micro e pequenas empresas. Elas geram em torno de 53% dos postos de trabalho na cidade. “Portanto, a economia do município gira em torno do pequeno negócio. Sabendo que qualquer comunidade vai bem se sua economia estiver bem, o prefeito Gustavo Mendanha entende que o mínimo que o poder público pode fazer é proporcionar nessa data uma divertida peça teatral visando a orientar e abordar as falhas diárias no atendimento do pequeno negócio, capacitando para a fidelização dos seus clientes e melhorando, assim, a geração de renda e emprego do município”, destaca Elson.

Os mais de 20 mil empreendedores individuais de Aparecida contam com assistência da Superintendência de Micro e Pequenas Empresas. Esse órgão da administração municipal, que todos os dias formaliza o negócio de pelo menos 75 novos empreendedores, presta diversos serviços para esse segmento. Na Superintendência, o empreendedor individual pode requisitar a certidão de ocupação e uso do solo, o cadastro e formalização do CNPJ e ainda assistir a uma palestra sobre direitos e deveres no empreendedorismo.