Período de matrículas da rede de ensino de Aparecida terá início no dia 04

Por Daniela Ribeiro

2 de janeiro de 2018

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura inicia, no próximo dia 04 de janeiro, as matrículas para a rede municipal de ensino. Ao todo serão ofertadas neste ano 14 mil vagas, sendo 9.437 para o ensino fundamental e 4.657 para o infantil. O prazo de inscrições segue até o dia 12, por três canais de atendimento, sendo eles o telefone 0800 607 0040 das 8h às 19h, on line pelo site da prefeitura – www.aparecida.go.gov.br e pelo aplicativo Matrícula Aparecida, disponível gratuitamente para os sistema Android e IOS.

A SME reforça ainda que é importante ter em mãos os dados da criança que será matriculada para agilizar o atendimento. “Neste ano estamos disponibilizando mais um canal onde os pais podem fazer a matrícula de seus filhos, que é o aplicativo Matrícula Aparecida, já disponível para ser baixado na play store. Esta é uma forma de a administração estar conectada com a população e também agilizar o processo de matricula, que poderá ser feita em qualquer lugar”, sublinhou o secretário de Educação, Rodrigo Caldas.

Após a inscrição protocolada, os pais ou responsáveis deverão efetivar a matrícula dos filhos diretamente na unidade escolar escolhida. É preciso levar cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento; comprovante atual de endereço; registro de identidade da mãe ou responsável; cartão do programa bolsa família (se for o caso); declaração provisória de escolaridade ou histórico escolar (válidos e sem rasura); cartão de vacina; e certidão do Programa Bolsa Família, que pode ser retirado na secretaria de Assistência Social do município.

O sistema de matrícula é totalmente informatizado e encaminhará o aluno para a unidade mais próxima de sua casa. A unidade, no entanto, pode ser alterada pelo responsável, caso a unidade de preferência ainda possua vagas. Os alunos que já estudam na rede, e não desejam mudar de unidade, tiveram a matrícula realizada automaticamente, ao final do ano letivo de 2017. É importante lembrar que, após o dia 12 de janeiro, a solicitação de vagas não poderá mais ser realizada por telefone ou pelo aplicativo, apenas pelo site. O pedido pode ser feito ao longo de todo o ano e os nomes inclusos no cadastro de reserva.

Cmeis – A Prefeitura de Aparecida de Goiânia conta hoje com 30 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e possui convênio com 19 Centros de Educação Infantil (CEI´s) que abrigarão as 4.657 crianças do município. O secretário de Educação, Rodrigo Caldas explica que o maior número de vagas neste ano, cerca de duas mil, se deve a passagem das crianças de cinco anos para o ensino fundamental. “Além desses alunos, as crianças novatas de quatro e cinco anos também serão encaminhadas diretamente para as escolas. Enfatizamos que aqueles que já estão matriculados nos Cmeis continuarão até a conclusão do ciclo”, pontuou Rodrigo Caldas.