Pessoas com comorbidades já podem receber a vacina bivalente contra a covid-19 em Aparecida

Por Camila Godoy

3 de abril de 2023

Por Camila Godoy

3 de abril de 2023


Foto: Caudivino Antunes

Agora elas também são consideradas como grupo prioritário. O novo imunizante é ofertado em 36 postos espalhados pela cidade

A partir desta segunda-feira, 03 de abril, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) amplia a vacinação contra a covid-19 com o imunizante bivalente da Pfizer. Agora, as pessoas com comorbidades também são consideradas como grupo prioritário e já podem receber o novo imunizante. A mudança segue nota técnica do Ministério da Saúde (MS). O novo imunizante é ofertado em 36 postos espalhados pela cidade.

Para receber o reforço com a bivalente é necessário ter pelo menos 12 anos de idade e já ter recebido duas doses de vacinas contra a covid há quatro meses. É necessário ainda apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento, cartão SUS ou CPF e, se possível, o cartão de vacinação. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável. Pessoas com comorbidades não precisam comprovar com documentos a situação, sendo suficiente a autodeclaração.

Quais são as comorbidades

O grupo prioritário de comorbidades contempla pessoas com diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; insuficiência cardíaca; cor-pulmonal e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares; doença renal crônica; hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves; obesidade mórbida; síndrome de down e outras síndromes genéticas; ou doença hepática crônica.

Quem pode se vacinar

Além das pessoas com comorbidades, estão aptas para a vacinação: pessoas acima de 60 anos; gestantes e puérperas; imunocomprometidas a partir de 12 anos; indígenas, quilombolas e população ribeirinha a partir de 12 anos; trabalhadores da saúde; e pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos.

A aplicação nesses públicos segue as diretrizes do MS que preveem a vacinação com o novo imunizante, neste primeiro momento, apenas para grupos prioritários que têm maior probabilidade de desenvolver formas graves da doença.

Vacina bivalente: reforço indispensável

A coordenadora de Imunização, Renata Cordeiro, reforça a importância da proteção: “Mesmo quem já recebeu 4 ou 5 doses da vacina monovalente contra a covid-19 precisa receber a bivalente porque muitos estudos científicos comprovam que, a partir de 4 meses, cai o nível de proteção. Sem contar que a vacina bivalente é atualizada e protege contra a ômicron, que é a principal variante do coronavírus em circulação na cidade. Precisamos de uma vez por todas entender que as vacinas são seguras e eficazes. Foi a imunização que controlou a pandemia em definitivo e ela segue disponível para a população”.

Locais de vacinação

A vacina bivalente da Pfizer está disponível em todos os 36 postos de imunização da cidade. Confira:

UBS Andrade Reis
UBS Colina Azul
UBS Jardim Riviera
UBS Independência Mansões
UBS Jardim Florença
UBS Tiradentes
UBS Veiga Jardim
UBS Papillon Park
UBS Mansões Paraíso
UBS Bairro Hilda
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Bairro Cardoso
UBS Delfiore
UBS Madre Germana
UBS Jardim dos Ipês
UBS Alto Paraíso
UBS Bandeirantes
UBS Caraíbas
UBS Garavelo Park
UBS Campos Elísios
UBS Bairro Independência
UBS Boa Esperança
UBS Anhambi
UBS Rosa dos Ventos
UBS Jardim Paraíso
UBS Jardim Olímpico
UBS Parque Trindade
UBS Santa Luzia
UBS Bela Vista
UBS Nova Olinda
UBS Retiro do Bosque
UBS Cândido de Queiroz
UBS Vila São Pedro
UBS Santo André
Central de Imunização
Maternidade Marlene Teixeira

Horário de funcionamento

A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. A Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.

Vacinação para a população em geral

Além da vacina bivalente para grupos prioritários, Aparecida segue imunizando toda população contra a covid-19 com imunizantes monovalentes. A vacinação de adolescentes, adultos e idosos ocorre nos 36 postos citados acima. Crianças de 6 meses a 12 anos são vacinadas na Central de Imunização; Maternidade Marlene Teixeira; e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do Cruzeiro do Sul; Santa Luzia; Bairro Cardoso; Veiga Jardim; e Bandeirantes. Não é necessário agendar o serviço.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)