Pista da Avenida São Paulo no sentido Serrinha será liberada na próxima terça-feira (12)

Por Frederico Noleto

7 de junho de 2018

Por Frederico Noleto

7 de junho de 2018

Foto: Claudivino Antunes

As obras de construção do viaduto João Antônio Borges, na Avenida São Paulo, estão a todo vapor. A Secretaria de Infraestrutura anunciou nesta quinta-feira, 07, que a primeira etapa do projeto deverá ser concluída com cerca de dez dias de antecedência. “Na próxima terça-feira (12) iremos liberar o trânsito na pista no sentido Serrinha/4ª Radial que atualmente está bloqueada. E na mesma data será impedido o trânsito de veículos no sentido oposto, para os motoristas que se dirigem à BR-153. Pela velocidade do trabalho achamos que esta segunda pista deverá ser liberada em no máximo dez dias, ao contrário dos 20 dias previstos no projeto” – explica o secretário Mário Vilela.

Há exatas duas semanas, no dia 22 de maio, o prefeito Gustavo Mendanha autorizou o início das obras do viaduto no cruzamento das Avenidas São Paulo com Rudá. A Seinfra explica que a obra chegou para resolver o grande problema de mobilidade do cruzamento, por onde passam mais de 50 mil carros por dia. “Nosso objetivo com esta grande obra é diminuir o tempo de trajeto dos motoristas, melhorando a qualidade de vida de todos. Isso porque este cruzamento é considerado o maior engarrafamento do município e um dos maiores da Região Metropolitana” – lembra Mário Vilela. Ele conta que ao todo serão seis meses de intervenções no local e que o projeto foi planejado para minimizar impactos tanto para motoristas, quanto para pedestres, moradores e também os comerciantes do local.

“É importante esclarecer que em nenhum momento da obra o trânsito nas duas pistas da Avenida São Paulo será interrompido de forma simultânea. Estamos construindo nesta primeira etapa as duas vias de acesso à Avenida, que passará por debaixo do cruzamento, dispensando a necessidade de semáforos no local” – pontua o secretário. A fim de instruir os motoristas, a SMTA sinalizou a região com mais de 100 placas e faixas e tem realizado blitzes educativas informando os trajetos alternativos. “A orientação, por conta das obras, é evitar a região. Evitando assim os transtornos no trânsito” – completou Mário Vilela.

“Na primeira semana foi bloqueado o trânsito em apenas uma das pistas da Avenida São Paulo, bem após o cruzamento com a Avenida Rudá, para os motoristas que se dirigem a Goiânia. Na segunda semana estendemos este bloqueio, na mesma pista, ao quarteirão anterior a este cruzamento. A interrupção do trânsito no trecho foi necessária para a realização da terraplanagem e a construção das vias de acesso para quem chega e para quem sai da Avenida Rudá. Na próxima terça-feira (12) o trânsito desta pista será liberado para iniciarmos as obras na pista oposta, sentido BR-153, antes e depois do cruzamento. Nesta fase serão construídas as vias de acesso para quem chega e para quem sai da Rua Tapajós” – explica Luziano da Costa, secretário de Mobilidade e Defesa Social.

Após a etapa de implantação das vias de acesso à Avenida São Paulo, que tem conclusão prevista para o dia 22 de junho, o cruzamento de veículos que pretendem acessar a Avenida São Paulo, tanto para quem vem da Avenida Rudá quanto pela Rua Tapajós será impedido. “Nesta segunda etapa iniciaremos o desnível da via onde agora existe o seu canteiro central. Desta forma a Avenida São Paulo passará por debaixo deste cruzamento. É nesta fase que será de fato construído o viaduto. Se tudo correr como planejado, serão exatos três meses para completar esta etapa e liberarmos novamente o trânsito. Nos últimos 50 dias de obra, será feita a terraplanagem e a pavimentação da via central e o paisagismo da região” – explica o engenheiro responsável por fiscalizar a obra, Roberto Lemos, que é superintendente de Obras da Prefeitura.

O Viaduto João Antônio custará R$ 13,1 milhões e conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto foi aprovado em 2014. A obra tem o objetivo de liberar nos dois sentidos o tráfego da Avenida São Paulo pelo cruzamento e, desta forma, trazer mais conforto e segurança para motoristas e pedestres que passam todos os dias pela região. A escolha do nome Viaduto João Antônio Borges, em homenagem ao ex-presidente da Câmara Municipal e vereador por diversos mandatos em Aparecida de Goiânia, foi revelada pelo prefeito Gustavo Mendanha durante a cerimônia de lançamento do início das obras.

ROTAS – Para o condutor que trafega pela Avenida São Paulo no sentido Aparecida para a capital, o trânsito foi desviado para a Rua Jussara (logo após o Terminal Vila Brasília) passando pela Recife, Avenida Bela Vista até a Avenida 4ª Radial. Após terça-feira, 12, com o trecho liberado, o motorista poderá seguir na São Paulo com destino à Goiânia.

Já no sentido contrário, de Goiânia para Aparecida, o motorista que quiser seguir em direção à BR-153 e vem pelas Avenidas 4ª Radial ou Transbrasiliana, precisará seguir as placas indicativas, trafegando pela Avenida Bela Vista e a Rua Fortaleza para sair abaixo do trecho interditado.

Condutores que trafegam pela Avenida Tapajós sentido saída para BR-153 têm como opção de desvio as Avenidas dos Colonizadores, Bandeiras e Brasília que ligam à Avenida São Paulo. Ao chegarem abaixo do perímetro que será interditado, eles deverão utilizar a Rua Recife, seguindo as orientações, para a Avenida Rudá.