Plano Municipal de Educação (PME) é apresentado ao prefeito

9 de maio de 2017

Foto: Jhonney Macena

Aparecida de Goiânia, 23 de junho de 2015 – Membros do Fórum Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia entregaram na tarde desta terça-feira (23) ao prefeito Maguito Vilela (PMDB) o texto que contém as 20 metas e estratégias que fazem parte do Plano Municipal de Educação (PME). Elaboração do plano – que é exigência do Ministério da Educação (MEC) – serve como baliza para critérios de expansão das universidades e institutos federais, segundo demandas de ensino superior ou técnico dos municípios.

A audiência contou com participação do secretário municipal de Educação, Domingos Pereira, e representantes das entidades da categoria. Texto com as propostas será anexado ao Projeto de Lei que será enviado pelo Poder Executivo à Câmara Municipal para apreciação e votação da. “Trata-se de um belíssimo trabalho, de grande responsabilidade. São metas que irão nortear as políticas públicas educacionais dos próximos 10 anos” – lembra Maguito.

O prefeito lembrou aos professores que sua gestão não mede esforços no sentido de promover um salto na qualidade do ensino no município. “Tudo o que dependia da prefeitura está sendo feito. Tenho defendido em Brasília, no âmbito da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a proposta que desvincula da Lei de Responsabilidade Fiscal a folha de pagamento da Educação. Acredito que a proposta será aprovada pois conta com a simpatia tanto do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), quanto do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB)” – pontua.

Segundo Domingos Pereira, o PME segue a mesma estrutura contida no Plano Nacional de Educação (PNE). As propostas são basicamente as mesmas, mas foram adaptadas à realidade do nosso município. A principal delas diz respeito à universalização do Ensino Fundamental até o 2024. Não se trata de um plano fantasioso, com metas impraticáveis. Ao contrário, o PME de Aparecida tem os pés no chão e tem toda a possibilidade de ser cumprido” – afirma a superintendente pedagógica da SME, Vânia França.