Poços artesianos em escolas e Cmeis de Aparecida vão garantir abastecimento em época de seca

Por Klau Bueno

24 de janeiro de 2019

Por Klau Bueno

24 de janeiro de 2019

Foto: Claudivino Antunes

16 unidades estão recebendo o benefício. Com os poços artesianos, alunos não correrão o risco de ficar sem aula por conta da falta de água, como aconteceu no município em 2017

Alunos de 16 unidades escolares de Aparecida de Goiânia não terão mais que ficar sem aula por falta de água na unidade, como aconteceu em 2017, durante uma crise hídrica. A seca que castigou Goiás e refletiu nas escolas de Aparecida há pouco mais de um ano sensibilizou o prefeito Gustavo Mendanha, que autorizou a Secretaria de Educação do município a criar um projeto de perfuração de poços artesianos nas unidades onde o problema foi sentido com mais intensidade no período de estiagem.

“Em 2017 faltou água nas nossas escolas e lamentamos muito essa situação. Por isso estudamos uma solução para resolver esse problema e chegamos à conclusão de que a implantação dos poços artesianos resolveria de uma vez por todas, beneficiando nossos milhares de alunos que não ficarão sem aula por conta da falta d´água e não prejudicando principalmente o andamento do ano letivo”, argumentou o gestor municipal.

A ação que começou esta semana deve ser concluída na primeira quinzena de março, conforme explica o superintendente administrativo financeiro da Educação de Aparecida, Fabrício Reis Cavalcanti. “A empresa contratada para realizar as perfurações entrega o poço com instalação hidráulica e elétrica, pronto para começar a jorrar água para os reservatórios das unidades escolares”, comunicou.

Os poços artesianos são uma opção para quem sofre com a falta de água na época da seca. As 16 escolas municipais e Cmeis que vão receber o benefício recebiam o fornecimento de água da empresa de saneamento de Goiás, mas mesmo assim sofriam com o desabastecimento nos meses de agosto e setembro.

“A gente fez um estudo de quais escolas foram mais castigadas em 2017 e com a determinação do prefeito Gustavo Mendanha priorizamos a ação antes de que outra seca como aquela faça com que os nossos estudantes fiquem mais uma vez sem poder frequentar a escola”, disse a secretária de Educação, Valéria Pettersen.

Na perfuração dos poços a Prefeitura de Aparecida está investindo R$ 500 mil de recursos próprios. Confira a seguir a lista de unidades que estão sendo beneficiadas: Escola Municipal Antônio de Souza Lopes, Escola Municipal Francisco de Assis Nunes, Escola Municipal Jardim Ipê, Escola Municipal José Moreira Gontijo, Escola Municipal Pontal Sul, Escola Municipal Santa Tereza de Ávila, Escola Municipal São Francisco de Assis, Escola Municipal Serra das Areias, Cmei Buriti Sereno, Cmei Euler Fernandes, Cmei Ozória Luiza de Jesus, Cmei Professor Olaides Bonifácio da Silva, Cmei Santa Terezinha, Cmei Similiana Lemes, Cmei Retiro do Bosque e Cmei Vila Delfiore.