Poder legislativo lança pedra fundamental da futura sede própria

Por Rackel Vieira

18 de dezembro de 2018

Por Rackel Vieira

18 de dezembro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Aparecida de Goiânia vai contar com uma nova sede da Câmara Municipal de Vereadores. O lançamento da Pedra Fundamental do novo prédio do legislativo foi realizado no final da tarde desta segunda-feira, 17, sob o comando do presidente da Câmara, Vilmar Mariano (MDB), e contou com a presença do prefeito Gustavo Mendanha, secretários, vereadores, entre outras autoridades. A nova casa de leis será construída no Rua Gervásio Pinheiro, Quadra Apm-2, setor Residencial Village Garavelo, próximo ao prédio da administração municipal.

A mudança para o novo prédio é um anseio antigo, tanto dos parlamentares e servidores da Câmara, quanto da população que frequenta as sessões legislativas. A estrutura acanhada e retrógrada do antigo prédio já não comportava o desenvolvimento e crescimento da cidade.  Atualmente, esse objetivo foi parcialmente alcançado, quando, no início do ano, os trabalhadores legislativos foram levados para um prédio de estrutura maior, com melhores condições de acomodar a todos. Entretanto, essa mudança é de caráter provisório, até que a obra que foi iniciada nesta segunda-feira, 17, seja concluída.

Ao longo dos anos, a busca por uma nova sede para o poder legislativo, que fosse compatível com a pujança da cidade de Aparecida de Goiânia, percorreu o mandato de diversos presidentes, como o atual prefeito da cidade, Gustavo Mendanha. “Tenho orgulho em dizer que fiz parte dessa conquista. Além de ter presidido a mesa diretora que aprovou o projeto de criação de fundos para construção de uma nova sede do legislativo municipal, buscamos junto ao ex-prefeito Maguito Vilela a concessão dessa área, que possui uma localização estratégica, está ao lado do prédio da administração municipal e na região central da cidade, de fácil acesso à população”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

Para o presidente da Câmara, Vilmar Mariano, é um privilégio vivenciar esse projeto, dando início das obras e oferecendo melhores acomodações e acessibilidade a todos. “O lançamento da pedra fundamental é um momento histórico para a cidade e para o Poder Legislativo. É uma conquista de várias mãos, mas que hoje tenho a honra de dar o pontapé inicial e lançar as obras de construção da sede própria do Casa de Leis de Aparecida. Com as novas instalações, esperamos receber dignamente o nosso povo, que é o primordial”, disse. O parlamentar ainda destacou a economia que será feita com a eliminação dos alugueis. “Hoje nós temos um aluguel altíssimo na Câmara. Com a nova sede, teremos uma economia de quase R$ 500 mil por ano, e esse dinheiro será revertido para a população”, concluiu.

A obra está orçada no valor aproximado de R$ 15,5 milhões e tem previsão de conclusão total para 2022. Os recursos serão provenientes da própria Câmara e do Fundo Especial de Reaparelhamento da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia (FERCAG). Sua concepção se dará em módulos, sendo que o primeiro será a construção de um grande plenário externo, que tem previsão de término de 2020. Na sequência, será levantado o prédio, localizado ao lado do plenário, que conterá a demais estruturas necessárias do órgão.

Paço Municipal

Durante a solenidade, o prefeito Gustavo, ressaltou a importância da modernização dos prédios públicos. “Aparecida tem sido referência para muitos municípios. Por causa de seu desenvolvimento tem atraído autoridades importantes como embaixadores, ministros e até mesmo a presidência da república, então, essas obras são importantes”, frisou. Segundo ele, no próximo mês será inaugurado o novo prédio do Paço Municipal. “Com essa nova estrutura, a Prefeitura dará maior conforto à população e aos servidores. Além de melhorar os atendimentos e facilitar a vida do cidadão, concentrando os serviços da administração em um único local, a mudança para uma sede própria trará ainda uma economia significativa para o município. A Prefeitura vai economizar o dinheiro gasto com aluguéis, que poderão ser revertidos em mais benfeitorias para a população”, salientou.

Cápsula do tempo

Após a solenidade de lançamento às obras da nova sede da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, os vereadores enterraram, no local, uma Cápsula do Tempo contendo cartões de visita de cada parlamentar da atualidade, uma cópia da ordem de serviço de início das obras do prédio, uma cópia do contrato e um jornal do dia. A ideia é que a cápsula seja aberta daqui 50 anos, e esse momento histórico seja relembrado pela próxima geração. “Esta é uma forma de preservarmos nossa memória”, disse o presidente da Câmara.