Políticas públicas incentivam crescimento de empresas de Aparecida

Por Rodrigo Augusto

2 de agosto de 2021

Por Rodrigo Augusto

2 de agosto de 2021

Foto: Rodrigo Estrela

Fast Açaí vai construir nova sede da indústria em Aparecida, num investimento de R$ 5,5 milhões. Concessão de uso da área de 10 mil metros quadrados possibilita crescimento da empresa e geração de empregos na cidade; novo parque industrial da companhia deve criar 720 vagas de trabalho

Políticas públicas implantadas em Aparecida de Goiânia nos últimos anos para fortalecer a geração de empregos e a economia local têm gerado resultados positivos na atração de novas empresas e no crescimento e expansão dos negócios daquelas já instaladas no município. É o caso da indústria alimentícia Fast Açaí.

Responsável pela geração de 90 empregos diretos e cerca de 400 indiretos, a Fast Açaí, localizada atualmente na Vila Brasília, vive momento de expansão e, por isso, investirá R$ 5,5 milhões para construir sua nova sede em terreno na região do Polo Industrial Vice-Presidente José Alencar. A concessão de uso da área de 10 mil metros quadrados foi entregue na tarde desta segunda-feira (02) pelo prefeito Gustavo Mendanha, em reunião realizada na Cidade Administrativa Maguito Vilela.

De acordo com o termo de concessão entregue aos representantes da empresa, a área cedida só poderá ser utilizada para atividades industriais realizadas pela companhia, que, desde 2012 trabalha com processamento de açaí, cupuaçu e fabricação de sorvetes. A expectativa é que o novo parque industrial da Fast Açaí gere 720 novos postos de trabalho, sendo 120 empregos diretos e outros 600 indiretos.

Segundo o diretor jurídico da empresa, Maurício Lima, com a nova sede a Fast Açaí, que também está presente nos Estados Unidos com produtos processados e fabricados em Aparecida, irá crescer significativamente. A partir desta expansão, a empresa projeta triplicar a produção e aumentar também o número de franquiados. Além da produção média diária de 3.350 kg da fábrica atual, a Fast Açaí planeja para a nova indústria uma produção, também diária, de 4.500 kg. O objetivo da empresa é de ampliar em 20% o número de franquiados, que hoje é de 155 franquias.

Durante a entrega do documento, o prefeito Gustavo Mendanha lembrou que a cidade se destaca nacionalmente pela geração de empregos e abertura de novas empresas, além de atuar para garantir incentivos para as empresas que já estão fixadas na cidade. Ele ainda pontuou que a gestão trabalha para incentivar a classe produtiva, que movimenta a economia local.

“Nos últimos anos, Aparecida tem se destacado no cenário nacional pela geração de empregos. Mesmo em meio à pandemia, nossa cidade mantém saldo positivo, conforme mostra o Caged [Cadastro Geral de Empregados e Desempregados]. Nosso povo tem vocação para o empreendedorismo e nossa administração apoia e incentiva para que esse movimento continue, pois todo mundo ganha em uma cidade industrializada: cresce a arrecadação, que se transforma em obras, surgem novas vagas de empregos e isso tudo aquece a economia”, lembrou o prefeito. “Com essa nova área para a expansão do parque da Fast Açaí ganha a empresa e ganha a cidade”, disse ainda o gestor.

Incentivos para o setor produtivo

Entre as ações implantadas para incentivar o setor produtivo na cidade estão também a desburocratização de processos, redução de taxas e impostos, além da legalização de empresas localizadas nos polos industriais.

Recentemente entregamos mais de 50 escrituras para empresários do Polo Industrial Vice-Presidente José Alencar. Esse documento definitivo abre novas perspectivas para o empresário, pois em muitos casos os bancos exigem essa documentação para concessão de crédito, por exemplo. Com documentação e crédito, as empresas podem ampliar suas atividades, ampliando também a arrecadação do município e a geração de empregos”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marlúcio Pereira.

Fábrica de aeronaves

Ainda na tarde desta segunda-feira, o prefeito Gustavo Mendanha recebeu representantes de uma fabricante de aeronaves interessada em montar uma unidade na cidade. Acompanhados pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia, Leopoldo Moreira, os executivos conheceram um pouco sobre a história e gestão do município e, sobretudo, o Polo Aeronáutico, que está em fase de implantação na Região Leste da Cidade.

A empresa do segmento aeronáutico pleiteia junto à administração uma área para instalação de uma fábrica nas proximidades do Polo Aeronáutico Antares, que, além de um moderno aeroporto executivo, também abrirá outras empresas do setor.

“Nossa cidade tem uma vocação industrial muito grande e, juntando com a infraestrutura dos nossos parques, temos atraído investidores e empresários de todo o País. Isso é importante para a continuidade do processo de desenvolvimento de Aparecida e para a melhoria de vida dos aparecidenses, que passam a trabalhar onde vivem”, comentou o secretário Marlúcio Pereira, que estava acompanhado do secretário de Governo, Fábio Passaglia.