Polo Aeronáutico de Aparecida promoverá novo salto no desenvolvimento e economia do município

Por Rafael Freitas

21 de setembro de 2018

Por Rafael Freitas

21 de setembro de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Aparecida de Goiânia é hoje uma das cidades líderes na geração de empregos em Goiás. Além da localização geográfica privilegiada e dos cinco polos empresariais e industriais, que facilitam o turismo de negócios, a potencialidade para o setor de investimentos tem despertado a atenção de grandes empresas que a cada dia que passa escolhem o município para instalar suas empresas. E para ampliar essas potencialidades, começarão em breve, as obras de construção do Antares Pólo Aeronáutico de Aparecida de Goiânia, lançado em junho deste ano.

Os gestores do consórcio responsável pela obra se reuniram, na manhã desta sexta-feira, 21, na sede do Paço Municipal, para discutir os ajustes finais para assinatura de um decreto de aprovação do projeto estrutural. O objetivo é garantir segurança fundiária e jurídica para execução do empreendimento no âmbito da legislação municipal. A proposta já recebeu autorização de Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Participaram da reunião os secretários André Rosa (Fazenda), Jório Rios (Planejamento e Regulação Urbana), Adriano Montovani (Meio Ambiente), Afonso Boaventura (Governo) e o procurador-geral do Município, Fábio Camargo.

De acordo com o secretário André Rosa, a discussão sobre a legislação municipal com gestores do pólo irá agilizar e consolidar a construção e funcionalidade do empreendimento. “Estamos ajustando detalhes sobre um decreto que irá proporcionar segurança jurídica fundiária para o que o Aeroporto  e Prefeitura. Essa é uma discussão importante porque qualifica a execução de um projeto piloto que já está em andamento”, destacou. A reunião, segundo Adriano Montovani, auxilia no conhecimento da legislação para que todas as ações tomadas, públicas e privadas, estejam em consoante com a lei municipal vigente, principalmente no que tange ao Meio Ambiente.

“É importante nos reunirmos para dar transparência e analisar para obedecer todos os trâmites, especialmente os ambientais da cidade”, ressaltou.  Afonso Boaventura aproveitou o momento para destacar a importância do empreendimento para o município. “O pólo terá completa estrutura aeronáutica, o que irá modernizar e dar um novo salto na nossa economia, impulsionando a competitividade, a modernização de seus negócios e oportunizando mais empregos”, pontuou o Afonso.

Marcel Canedo, que é membro do grupo gestor de aprovação do Pólo, explica que a reunião objetiva dar maior celeridade para início das obras do projeto, com prazo já definido, e visa também dar segurança jurídica e transparência para o início das obras. “Nos reunimos hoje com a finalidade de dar clareza e fazer os ajustes finais para a assinatura de um decreto de aprovação do pólo perante os órgãos públicos. Isso vai assegurar segurança jurídica e econômica salutar para o projeto do empreendimento”.

Antares Pólo Aeronáutico

O Antares Polo Aeronáutico de Aparecida de Goiânia deve ter suas obras iniciadas em abril de 2019 e o funcionamento está planejado para 2021. “Serão investidos no Antares cerca de R$ 100 milhões”, afirmou Romeu Neiva Junior, diretor da Innovar Urbanismo. O complexo, reservado para pouso e decolagem de aeronaves, irá oferecer serviços para a manutenção de aviões, compra e venda de peças; além de pista de acesso aos hangares (taxiway), terminal de passageiros, central de combate a incêndio, logística e transporte de mercadorias, restaurante, condomínio, etc.

O projeto prevê a construção de um sítio portuário de 209,0500 hectares, com uma pista principal e de taxiamento, que somam 464.798,15 m². O empreendimento será realizado com capital privado. Está prevista a construção de uma garagem que abrigará toda a frota goiana de aeronaves executivas, considerada hoje uma das três maiores do país, com mais de mil aeronaves. O aeródromo é também o primeiro passo para implantação do Complexo Logístico Industrial Alfandegário (CLIA), que deve se formar com a instalação natural de empresas de tecnologia aérea nas proximidades do Polo Aeronáutico.