Ponte que interligará Bairro Cardoso e Jardim Helvécia será liberada em agosto

Por Rackel Vieira

24 de junho de 2022

Foto: Claudivino Antunes

A ponte faz parte do Eixo Leste-Oeste 01; outra obra do eixo que está avançada é a do Bueiro Celular Triplo no Goiânia Park Sul que será concluída em 30 dias

A ponte que interligará o Bairro Cardoso no Jardim Helvécia, está com 90% já pronto e em fase final de conclusão. A empresa contratada pela Prefeitura de Aparecida para execução da segunda parte da obra, concluiu, nesta semana, a concretagem da laje. A previsão é que o local seja liberado para o tráfego até o mês de agosto, sendo mais uma etapa do eixo leste oeste 1 concluída.

A ponte, que faz parte do Eixo Leste-Oeste 01, possui 26 metros de comprimento por 14 metros de largura e vai ligar as avenidas 1ª Radial, no Bairro Cardoso, e Guajupia, no Jardim Helvécia.

“Nove vigas estruturais e o tabuleiro da laje já foram implantados, também concluímos a parte final da estrutura da ponte que é a concretagem. Nos próximos dias, será realizado o aterro dos encabeçamentos da ponte e por fim a aplicação da capa asfáltica. Finalizando esse processo, o trecho será liberado para a travessia de veículos e pedestres”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura, Mário Vilela.

Ponte que interligará as avenidas 1ª Radial, no Bairro Cardoso, e Guajupia, no Jardim Helvécia.

O marceneiro Leizival Marcorio, que mora há 37 anos no setor Jardim Helvécia, pontua quais serão os benefícios das obras da Prefeitura para os moradores da região. “A gente vê com bons olhos as obras que a prefeitura tem feito para nós aqui. Foi uma melhoria e tanto com a chegada do asfalto e a ponte. A mobilidade fica melhor, a qualidade de vida aumenta, tem ficado muito bom”, projetou o morador.

O comerciante, Elias Sousa do Nascimento, que tem uma loja de ferragista na rua em que a ponte está sendo construída, disse que o bairro fica cada vez mais valorizado com as obras de infraestrutura. “O movimento vai aumentar, muita gente está animada, novos comércios estão abrindo, isso é muito bom”, comemorou.

Bueiro Celular Triplo

Obra do Bueiro Celular Triplo, no trecho da Avenida Presidente Vargas, no setor Goiânia Park Sul

Outro trecho do Eixo Leste-Oeste 01 que está com as obras avançadas é o Bueiro Celular Triplo, no trecho da Avenida Presidente Vargas, no bairro Goiânia Park Sul “O bueiro já está pronto, só resta agora fazer os aterros em sua lateral e inserção de camadas para nivelar a pista. Depois disso, entraremos com o serviço de terraplanagem, revestimento e a pavimentação asfáltica. Em 30 dias estará tudo pronto”, explicou o superintendente de obras da Seinfra, Roberto Lemos.

Eixo Leste-Oeste 01

O Eixo Leste-Oeste 01 interligará a GO-040, no Jardim Maranata, a Avenida Rio Verde, no Jardim Helvécia, em Aparecida de Goiânia. Quando concluído, o novo traçado irá desviar diariamente o tráfego de centenas de veículos da GO-040. O investimento total da obra é de R$ 13 milhões.

Ao longo dos dez quilômetros de extensão, serão executadas ainda a pavimentação asfáltica de vários trechos, a construção de um bueiro celular duplo na Avenida Graça Aranha, no Setor Buriti Sereno, com 49 metros de comprimento e construção de 6,9 mil metros de galerias pluviais, 20 mil metros lineares de meio-fio e outros 26 mil metros quadrados de calçada.

“Essas obras tiveram início na gestão do ex-prefeito Gustavo Mendanha e agora falta pouco para serem finalizadas. Mobilidade Urbana é direito de todo cidadão e em Aparecida isso é valorizado. Estamos promovendo maior trafegabilidade, diminuindo tempo de viagem de um ponto a outro da cidade e isso faz parte do desenvolvimento do nosso município”, explanou o prefeito Vilmar Mariano em vistoria ao local na manhã desta sexta-feira, 24.