População acima de 26 anos começa a ser vacinada em Aparecida

Por Solange Araújo

9 de agosto de 2021

Foto: Enio Medeiros

Além disso, na super quarta desta semana, 21 Unidades de Saúde aplicarão a primeira dose mediante agendamento. Mais de duas mil vagas estarão disponíveis no aplicativo “Saúde Aparecida”

Nesta segunda-feira, 9, a população acima de 26 anos recebe 1ª dose da vacina contra a covid, em Aparecida. Os moradores com essa faixa etária podem receber a dose do imunizante independente da condição ou comorbidade. Os interessados poderão ser imunizados em oito postos, mediante apresentação de documento de identidade, Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço. Há a opção de agendar a vacinação ou ser imunizado sem precisar marcar dia e horário.

Os drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades funcionam das 8 às 18 horas e não exigem agendamento prévio. Já aqueles que preferirem receber o imunizante nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização, precisam agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso pode ser feito pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). “O objetivo da prefeitura é ampliar o acesso da população à vacina”, sublinhou a superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro.

Uma nova oportunidade

Beatriz de Oliveira Porto, de 26 anos, foi a segunda da fila a ser vacinada no drive thru da Cidade Administrativa Maguito Vilela. A moradora conta que está feliz com o avanço da vacinação em Aparecida. “Daqui pra frente é só alegria. É muito bom saber que a minha idade já está antecipada, referente a outras cidades. Espero que (a vacinação) continue rápido para que mais pessoas sejam vacinadas”, declarou a moradora do Parque Hayala.

Vitor Hugo Pereira, 29 anos, alerta sobre a importância da vacinação. “Estou muito feliz pela vacinação. A vacinação é muito importante, por isso todos têm de vir, pra gente poder voltar à rotina”, disse o morador do Setor Serra Dourada.

Edson de Oliveira Machado, 28 anos, relembra sobre as pessoas que não tiveram a oportunidade de receber a dose da vacina e celebra o futuro. “É uma sensação muito boa. Muita gente não teve essa oportunidade de ser vacinado e agora eu tenho. Daqui pra frente vai ser muito bom, porque é um risco a menos que a gente está correndo”, pontuou o morador do Setor Vila Brasília.

Super Quarta

Além disso, para facilitar o acesso ao serviço, nesta quarta-feira, 11, a Prefeitura realizará mais uma edição da Super Quarta da Vacinação. Na ocasião,
a população poderá receber a primeira dose do imunizante em 20 UBS´s ou na Central de Imunização, mediante agendamento pelo “Saúde Aparecida”. Serão mais de duas mil vagas ofertadas no aplicativo, destinadas à força-tarefa que atende, principalmente, os pedestres. Os interessados poderão realizar a marcação a partir deste sábado.

A proposta da Prefeitura é ampliar os postos semanalmente, às quartas, de acordo com o estoque de imunizantes da cidade. Nesses dias, as salas de vacinação das UBS’s funcionam exclusivamente para a Campanha contra a Covid. “Iniciamos essa força-tarefa para facilitar o acesso à vacina, descentralizando os postos. Na última semana a Super Quarta foi um sucesso. Aplicamos a primeira dose em 2.552 moradores, com organização e segurança. Por isso, convoco a população de 26 anos ou mais a acessar o app ainda hoje e já agendar a vacinação na unidade de saúde mais próxima”, avalia a superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro.

Segunda dose

Nesta semana, a Prefeitura continua também aplicando a segunda dose da vacina. Quem já está com o prazo adequado para receber o reforço deve procurar o drive-thru do Aparecida Shopping, das 8 às 18 horas, ou as UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, das 8 às 17 horas.

Para receber a segunda dose da vacina não é necessário agendar. Basta apresentar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. Se a Dose 2 for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente na Central Municipal de Imunização.