População de Aparecida adere práticas sustentáveis na 1ª Semana Lixo Zero

30 de outubro de 2021

Por Rackel Vieira

30 de outubro de 2021

Foto: Claudivino Antunes | Drive-thru da Semana Lixo Zero no Condomínio Cidades (Cidade Empresarial) nesta sexta-feira, 29

Cerca de 1,5 toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas na primeira edição da campanha no município

O Coletivo Ideias Urbanas, em parceria com Prefeitura de Aparecida de Goiânia por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, realizou ao longo desta semana – 23 a 30 de outubro –  a primeira edição da Semana Lixo Zero em Aparecida. A campanha, que teve como objetivo conscientizar a população aparecidense a fazer a destinação correta dos resíduos e a separação de materiais recicláveis, encerra na tarde deste sábado, 30, das 16h às 20h, no Parque da Criança, no setor Mansões Paraíso.

Durante oito dias aconteceram trabalhos de conscientização, distribuição de mudas do cerrado e recolhimento de resíduos recicláveis em diversas regiões da cidade. As pessoas puderam contribuir com meio ambiente levando materiais recicláveis e produtos eletrônicos danificados nos pontos de drives-thru montados, sem precisar sair do carro.

Conforme balanço das ações nos drives-thru, foram arrecadados papelão, plástico, alumínio, isopor, vidro, óleo, entre outros. Ao todo cerca de 1,5 toneladas de materiais foram e serão levadas às cooperativas de reciclagem de Aparecida, com intuito de gerar renda para as famílias cooperadas. Além disso, dentro da programação, os alunos da rede municipal de ensino contaram com uma oficina temática sobre Compostagem e Reciclagem.

“Por ter sido a primeira edição, a população de Aparecida aderiu bem a campanha. Em todos os pontos que estivemos, nós arrecadamos bastante e as pessoas foram muito receptivas às orientações. Com certeza vamos realizar outras edições, pois a Semana Lixo Zero é uma oportunidade de sensibilizar pessoas de que resíduo não é lixo mas que é matéria prima para geração de renda e melhoria da qualidade de vida de muitas famílias”, declarou coordenador do projeto, o arquiteto e urbanista Filemon Tiago.

Segundo o presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Aparecida de Goiânia (COCAP), Francisco Juerez da Silva, a ação mostrou à sociedade a importância dos trabalhos dos catadores nas cooperativas. “Muitos não fazem a separação correta dos resíduos pois não conheciam nosso trabalho. As cooperativas possuem um papel importante para o meio ambiente, além de gerar renda às pessoas que dependem da reciclagem para sustentar suas famílias”, comentou.

A Semana do Lixo Zero é uma campanha mundial que aconteceu simultaneamente nesta última semana em mais de 200 cidades do Brasil e do exterior. São mais de oito mil atividades realizadas simultaneamente, envolvendo, entre outras coisas, palestras sobre educação ambiental, gastronomia e mostra cultural.

A campanha é uma realização do Instituto Lixo Zero Brasil, por meio do Coletivo Ideias Urbanas de Goiás, e esta primeira edição contou com apoio da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio das secretarias de Meio Ambiente (SEMMA) e Desenvolvimento Urbano (SDU).