População de Aparecida aprova novo horário de abertura das UBSs

Por Polliana Martins

26 de agosto de 2019

Por Polliana Martins

26 de agosto de 2019


Foto: Arquivo

A partir de hoje, 26 de agosto, a secretaria de Saúde (SMS) de Aparecida, em mais uma iniciativa de fortalecimento da atenção primária, adianta em uma hora a abertura de 36 das 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que passam a funcionar das 7h às 17h de segunda a sexta-feira. O objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços em diversos pontos da cidade, dando mais comodidade e ampliando a assistência. A novidade agradou os usuários, que neste primeiro dia já obtiveram mais rapidamente os “chequinhos” para realização de exames e passaram por triagens e consultas ambulatoriais (agendadas) mais rapidamente.
Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, “constatamos uma grande procura por chequinhos em unidades que já abriam esse serviço às 7h, como os Cais Nova Era e Colina Azul, o Centro de Atendimento Ambulatorial, a Central de Regulação e o Centro de Especialidades. Então, ampliamos o horário nas UBSs, o que facilita a vida das pessoas e dá melhor vazão aos nossos fluxos evitando filas e superlotações”.

Conforto para as pessoas 
O diretor da UBS do Jardim Florença, Welliton Rodrigo da Silva Rodrigues, destacou que, com a antecipação da distribuição dos chequinhos, muitos exames foram obtidos pelos usuários com mais agilidade e facilidade. “A aceitação foi excelente. Temos uma grande demanda e muitas pessoas optam por vir antes das 8h para serem atendidas primeiro, e, com a abertura mais cedo, puderam esperar confortavelmente dentro da unidade. Quem tinha consulta marcada para as 8h fez a triagem antes, e, na hora estabelecida, pôde ser atendido pelos médicos com mais comodidade”, informou. 

Proximidade, confiança e motivação  
Welliton, que está à frente de uma UBS com equipe completa de 37 servidores, sendo três médicos, e que conta com laboratório, salas de odontologia e vacinação, além de entrega de medicamentos e outros serviços, foi surpreendido na manhã de hoje por pacientes que foram até a sala dele parabenizar a Secretaria de Saúde pela antecipação da abertura. “Temos uma relação de proximidade e confiança com a comunidade e fazemos questão de ouvir nossos usuários. As criticas e sugestões são bem-vindas e sempre consideradas, pois trabalhamos para melhorar o acolhimento e a assistência prestados a eles. Vê-los satisfeitos e recebermos elogios deixa toda a nossa equipe motivada e com a certeza de que estamos no caminho certo.” 

Aprovação popular 
Sentadas na recepção da UBS, Maria José Ferreira da Silva, 53 anos, moradora do Jardim Florença há 11 anos, e Geni Barbosa , 21, residente do bairro há quase duas décadas, aprovaram a novidade. “Ficou melhor em todos os sentidos, levei menos tempo para fazer tudo. O atendimento aqui já é ótimo e agora ficou mais rápido”, disse Maria. Para Geni, além da agilidade, o conforto fez diferença: “Sempre cheguei antes de abrir e não sabia desse novo horário. Hoje, tive essa boa surpresa de já poder entrar, esperar tranquila e sentada, e ser chamada antes. Ficou bem mais rápido e organizado.”
Célia Camila , 33, moradora do Jardim Florença há 3 anos, disse que uma das principais vantagens de ter se mudado para o bairro foi “a tranquilidade de ter uma UBS que atende bem às pessoas perto de casa. Os funcionários são educados, sorriem para a gente, prestam atenção, têm paciência e nos deixam à vontade. Quando venho aqui já começo a me sentir melhor só por ser bem recebida e essa abertura uma hora mais cedo fez tudo ser mais rápido.” 

Conquista da comunidade 
Ao anunciar o novo horário na última sexta-feira, o prefeito Gustavo Mendanha elogiou a iniciativa e ressaltou que “a Saúde Municipal trabalha incansavelmente para aprimorar, em todos os níveis, a assistência à população. Essa ampliação do horário, realizada após a devida análise e planejamento, é mais uma conquista para a comunidade, ela descentraliza a entrega dos chequinhos e garante mais conforto para nossos usuários no atendimento em geral”.      
    Unidades que não mudam o horário
     Segundo o superintendente Gustavo Assunção, apenas as UBS do setor Parque das Nações e dos Jardins dos Ipês, dos Buritis e Paraíso continuarão funcionando das 8h às 17h por terem fluxo menor de pacientes. 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)