População de Aparecida aproveita primeiro dia de reforço na vacinação contra a covid-19 para 40+

Por Camila Godoy e Polliana Martins

22 de junho de 2022

Por Camila Godoy e Polliana Martins

22 de junho de 2022


Foto: Enio Medeiros

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) iniciou hoje, terça-feira, 21 de junho, a aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 em todas as pessoas com mais de 40 anos. A aplicação da “quarta dose” neste grupo segue recomendação do Ministério da Saúde (MS), que, para tanto, considerou a redução da efetividade dos imunizantes com o passar do tempo, a segurança da medida e o cenário epidemiológico do país. Além disso, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos acima de 18 anos seguem recebendo o segundo reforço.

Os interessados na vacinação devem procurar qualquer um dos 39 postos fixos de imunização da cidade. A aplicação deve obedecer ao intervalo mínimo de quatro meses entre a terceira e a quarta dose. Além disso, é necessário apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação. Trabalhadores da saúde também precisam comprovar a atuação.

3ª e 4ª doses da Janssen

O esquema vacinal com duas doses de reforço também contempla as pessoas que receberam o imunizante da Janssen. Com esquema vacinal básico de dose única, o primeiro reforço dessa vacina está autorizado para pessoas com mais de 18 anos, no intervalo de 2 meses entre a dose única e essa segunda aplicação.

Após 4 meses, esse mesmo público pode receber o segundo reforço. Por fim, moradores com mais de 40 anos que já tenham recebido essa segunda dose de reforço há quatro meses também podem receber um terceiro reforço (ou quarta dose), tal como aqueles que receberam imunizantes de outros fabricantes (Pfizer, AstraZeneca e Coronavac).

“Com a atualização do esquema vacinal da Janssen, todas as pessoas com 40 anos ou mais terão igualados o quantitativo total de quatro doses de vacinas contra a covid-19. A medida facilita o entendimento e assegura mais proteção à população. Lembrando que para todas as vacinas contra a covid-19, independentemente do fabricante, o intervalo entre a terceira e quarta dose é de 4 meses”, destaca a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

A gestora lembra que a Campanha da Vacinação contra a Covid-19, desde o começo, tem sido dinâmica e adaptável à evolução do conhecimento científico: “Conforme os estudos avançam, as estratégias mudam. Agora chegou a vez das pessoas com mais de 40 anos receberem a 4ª dose. De acordo com pesquisas científicas, essa nova aplicação pode aumentar em até cinco vezes os anticorpos contra o novo coronavírus. Por isso, não deixem de procurar os postos. A vacina é eficaz, gratuita e segura”.

Proteção sem perder tempo

Logo nas primeiras horas da manhã, o motorista Raimundo Rodrigues da Cruz, de 54 anos, aproveitou para tomar a segunda dose de reforço (Ou “quarta dose”) contra a covid-19 na Central de Imunização. Consciente da importância de se ter o esquema vacinal completo, ele afirmou que já estava querendo se vacinar há alguns dias e finalmente hoje pôde ir até um posto receber o imunizante: “Agora estou tranquilo sabendo que estou mais protegido, principalmente de um caso grave da doença. A gente tem que se cuidar, é rápido, não custa nada e pode salvar vidas. Se alguém ainda não completou as vacinas, digo para ir hoje mesmo tomar a dose que falta.”

Maria José Sardinha de Souza, 47 anos, residente no Pontal Sul, também foi logo cedo na Central. Ela contou que ficou sabendo ontem do início da vacinação para a faixa etária 40+ e se programou para receber o imunizante já no primeiro dia. Defensora incondicional das vacinas, ela ainda destacou que faz questão de avisar os familiares e amigos sobre as vacinações, um hábito que ela não pretende abandonar: “Eu chamo quem eu conheço e falo que com saúde não se brinca. Infelizmente a doença continua forte e ninguém quer voltar ao tempo do isolamento, então é preciso levar a sério.”

Raimundo e Maria José foram vacinados pela técnica de enfermagem Islaine Maria Teixeira, da equipe da Central de Imunização. Prestativa e gentil com os pacientes, ela relatou que está há mais de um ano nessa vacinação e que fica satisfeita ao conhecer pessoas que atendem ao chamamento da Saúde e buscam a vacinação: “Muitos saem felizes, elogiam nosso trabalho e tem até quem se emocione ao receber a vacina. Nosso trabalho de vacinar pode ser cansativo e demandar grandes responsabilidades, mas eu e meus colegas achamos gratificante proteger as pessoas de todas as idades.”

Onde encontrar a vacina

Em Aparecida, as vacinas contra a Covid-19 para adolescentes e adultos, isto é, para moradores acima de 12 anos, estão disponíveis na Central de Imunização, na Maternidade Marlene Teixeira e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros Andrade Reis; Colina Azul; Bairro Cardoso; Delfiore; Alto Paraíso; Bandeirantes; Bairro Ilda; Independência; Buriti Sereno; Campos Elíseos; Cândido de Queiroz; Caraíbas; Chácara São Pedro; Cruzeiro do Sul; Independência Mansões; Jardim Bela Vista; Jardim Boa Esperança; Jardim dos Buritis; Jardim dos Ipês; Jardim Florença; Jardim Olímpico; Jardim Paraíso; Jardim Tiradentes; Madre Germana; Nova Olinda; Papillon Park; Parque Trindade; Pontal Sul II; Residencial Anhambi; Residencial Garavelo Park; Retiro do Bosque; Jardim Riviera; Rosa dos Ventos; Santa Luzia; Santo André; Veiga Jardim e Expansul.

Horários de funcionamento

A Central de Imunização funciona de segunda a sábado, das 8 às 18h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta, das 8 às 18h. As UBS´s funcionam de segunda a sexta, das 8 às 16h.

Em todos esses 39 locais estão disponíveis imunizantes para a primeira dose, segunda ou para os reforços. A D1 é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Já a segunda dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Além disso, qualquer pessoa acima de 12 anos que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há quatro meses já pode receber a dose de reforço (terceira dose) mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação.

Moradores acima de 18 anos que tenham recebido a dose única da Janssen podem receber o primeiro reforço no intervalo de dois meses e o segundo reforço no intervalo de quatro meses.

Pessoas com mais de 40 anos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos que tenham recebido a terceira dose (qualquer que seja o imunizante) há quatro meses já podem receber a quarta dose da vacina, que é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação.

Vacinação infantil

Crianças de 5 a 11 anos podem ser vacinadas contra o novo coronavírus na Central de Imunização, na Maternidade Marlene Teixeira e nas UBS´s dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque; Jardim Olímpico; e Cândido de Queiroz. Para receber a proteção, elas precisam estar acompanhadas de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação. Caso o responsável não possa acompanhar, basta assinar um termo de autorização, que deve ser apresentado no momento da imunização.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)