População de Aparecida aproveita “Vale night da proteção” realizado em supermercado

Por Camila Godoy

6 de outubro de 2022

Por Camila Godoy

6 de outubro de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Toda quarta e quinta-feira de outubro, das 18h30 às 21h30, a Prefeitura de Aparecida disponibiliza vacinação gratuita em pontos movimentados da cidade

Em meio à típica movimentação noturna de um supermercado, diversas famílias de Aparecida aproveitavam para atualizar o cartão de vacinação. Essa era a cena do Atacadão Dia a Dia, no Jardim Belo Horizonte, em Aparecida de Goiânia, na noite desta quarta-feira, 5 de outubro. O local foi escolhido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para o primeiro “Vale night da proteção” realizado na cidade. A iniciativa  leva o serviço de imunização toda quarta e quinta-feira de outubro, no período noturno, para pontos movimentados de Aparecida. O objetivo é facilitar o acesso da população aos imunizantes.

“Estamos bastante preocupados com a baixa adesão da população à vacinação, de forma generalizada. Por isso, neste mês, determinei que pudéssemos traçar novas estratégias para aproximar esse serviço das famílias aparecidenses. Sabemos que durante a semana, em horário comercial, é tudo corrido e muitos não conseguem procurar um dos nossos 35 postos fixos de vacinação. Talvez, no horário noturno, fique mais fácil”, explicou o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano.

O “Vale night da proteção” segue nesta quinta-feira, 6, das 18h30 às 21h30, no Atacadão Dia a Dia, localizado às margens da BR-153. Na próxima semana, nos dias 12 e 13, a SMS volta ao supermercado do Jardim Belo Horizonte, no período noturno, para imunizar mais pessoas. Já na segunda quinzena do mês de outubro, nos dias 19, 20, 26 e 27, a vacinação ocorre no supermercado Tatico, no setor Bela Morada. Todas as vacinas de rotina e de campanha estão disponíveis na ação. Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem ser vacinados, mediante a apresentação de documentos pessoais e do cartão de vacinação. A imunização é gratuita.

Vacinação mais próxima da população

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, explicou que a vacinação itinerante sempre teve boa aceitação na cidade e que a novidade da vez é oferecer o serviço no período noturno: “Nos últimos anos temos aprendido a nos reinventar. Sair dos muros das nossas unidades e deixar a vacinação mais atrativa e acessível tem-se mostrado fundamental para aumentar nossas coberturas. Por isso, faço um apelo à população: participem! Vacinação é estratégia coletiva e só funciona quando mais de 90% do público se imuniza e, no geral, nossas taxas estão entre 40 e 60%”.

Sobre a escolha dos locais para receber o serviço de imunização no período noturno, a superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro, destacou que os supermercados são ambientes que geralmente recebem diversas famílias: “Segundo nossos parceiros, nos supermercados Dia a Dia e Tatico circulam de 1,5 a 2 mil pessoas diariamente, principalmente no período noturno. É uma grande oportunidade para esse público atualizar o cartão de vacinação, das 18h30 às 21h30. E ao que parece, funcionou!”

Estratégia bem aceita

As mesas organizadas e o pessoal vestido de jaleco chamaram a atenção de Maria Lúcia Mamede, moradora do bairro Itália: “Nós viemos só comprar leite no supermercado, vimos a movimentação e então perguntamos se poderíamos vacinar nossos netos. Fiquei muito satisfeita em saber que aqui tinha todas as vacinas. Foi uma boa ideia! Geralmente não temos tempo para ir aos postos. Até eu vou ver se preciso de alguma vacina”.

Letícia Silva, moradora do Jardim Miramar, também destacou a facilidade que a ação proporciona: “Eu achei muito interessante essa iniciativa da Prefeitura. Tenho dificuldades de ir até as UBS´S por conta do meu trabalho e hoje, por acaso, vim ao supermercado e consegui me vacinar. Venham todos! Está bem prático e bem rápido”. Ao lado dela, Najirrana Soares Campos, moradora do setor Conde dos Arcos, também convidou a população de Aparecida: “Vim trazer minha família para se imunizar aqui no supermercado. Traga a sua também! Prevenção é muito importante!”

Proteção para toda a família

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, reforçou a importância da mobilização: “Estamos em um momento delicado, com o retorno de doenças já erradicadas. Por isso, precisamos fortalecer a vacinação. Elaboramos essa programação especial de outubro para atender pessoas que não têm tempo durante o dia para atualizar o esquema vacinal”, destacou.

A gestora informou que, em média, apenas metade da população está com o esquema vacinal atualizado. “Quando analisamos a vacinação de rotina, nossas taxas de cobertura vão de 36%, como no caso da tríplice viral, a 61%, como no da meningo C. É alarmante! Na Campanha contra a Influenza já imunizamos 81% dos grupos prioritários, mas na Campanha contra a paralisia infantil, apenas 30% do público procurou os postos. Quando somado ao que já tínhamos vacinado antes da campanha, nosso índice está em 58%, bem abaixo dos 95% necessários”, alertou.

Sobre a imunização contra a covid-19, Renata Cordeiro, destacou que o município já aplicou 1.121.802 doses de vacina, contudo, a procura pelos reforços é menor: “Temos uma população acima de 18 anos estimada em 422.666 habitantes. Desses, 93% receberam a primeira dose e 84,5% completou o esquema vacinal básico, mas apenas 39% receberam o primeiro reforço. Entre os adolescentes, estimados em 55.212 habitantes, 78% receberam a primeira dose, 54% completaram o esquema vacinal básico e 13% receberam o reforço. Em crianças de 3 a 11 anos, a cobertura vacinal com a primeira dose está em 62% e com a segunda dose em 37%, considerando o total de 58.545 habitantes nessa faixa etária”.

Cronograma do Vale Night

• Dias 5 e 6 de outubro (quarta e quinta-feira)
  • Local: Atacadão Dia a Dia, BR-153, Jardim Belo Horizonte
  • Dias 12 e 13 de outubro (quarta e quinta-feira)