População debate melhorias para a saúde pública de Aparecida

Por Camila Godoy

15 de março de 2019

Por Camila Godoy

15 de março de 2019

Foto: Rodrigo Estrela

Com a proposta de melhorar a saúde pública da cidade, Aparecida de Goiânia realizou a 7ª Conferência Municipal de Saúde. A abertura do evento ocorreu na tarde desta quinta-feira, 14, no Centro Cultural José Barroso, com a presença de autoridades, profissionais da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, o grupo abordou os avanços da área, elencou os serviços oferecidos atualmente na rede e apontou os principais desafios a serem enfrentados pelo município. A Conferência segue até esta sexta-feira, 15, com a discussão coletiva de  propostas para as políticas de Saúde de Aparecida.

O prefeito Gustavo Mendanha prestigiou a abertura do evento e explicou sobre como a Saúde tem sido um dos principais pilares de seu governo. Segundo ele, o município tem investido na área além do que exigido é em lei, chegando ao percentual de 22% de todo o orçamento. “Quanto mais investimos em Saúde, maior é a demanda. Hoje, cerca de 30% de todos os nossos atendimentos são com pessoas de outras cidades. Isto é, a qualidade da nossa equipe e a infraestrutura que construímos são referência para muitos. O meu sonho é melhorar cada vez mais, ter uma Saúde pelo menos a nível do setor privado”, defendeu.

Gustavo Mendanha também apresentou um novo projeto para melhorar a saúde da população: “Nos últimos três meses mudei hábitos prejudiciais, fiz reeducação alimentar e retornei com a prática regular de exercícios. Essas mudanças refletiram em meu corpo, resultaram em 30kg a menos, redução de dores e um enorme ganho na qualidade de vida. Minha experiência foi tão positiva que quero expandir isso na cidade. Ainda neste mês vamos lançar um desafio, envolver as escolas, oferecer atendimento com equipe multiprofissional e exercícios físicos para a população”.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, órgão idealizador do evento, Olga Gonçalves Faria, falou sobre os objetivos da Conferência e como a participação popular é importante para melhorar o SUS: “Somos todos usuários desse sistema. Aqui a voz do povo é ouvida e nos ajuda a definir as políticas pelos próximos quatro anos. São muitas barreiras a serem derrubadas e pontes a serem construídas para transformar o SUS da Constituição Federal em um sistema real”.  Em seguida, o vereador Leandro da Pamonharia afirmou: “A Câmara Municipal está à disposição para somar e juntos construirmos uma Saúde cada vez melhor”.

O promotor de justiça, Érico de Pina, também participou da Conferência e destacou a amplitude do desafio de melhorar o sistema. Segundo ele, proporcionalmente, Aparecida é cidade mais demandada do Estado de Goiás. “Testemunhei diversos avanços, mas ainda temos inúmeros pontos a avançar. Acredito que a Atenção Básica seja o maior deles. Trabalhar com prevenção depende apenas do nosso esforço”, afirmou. O promotor de justiça, Reuder Cavalcante, também reconheceu a responsabilidade coletiva para melhorar o sistema. “Todos nós temos um dom de fazer algo. Por que não doamos o nosso melhor?”, questionou.

Palestra magna

Após a solenidade de abertura, o secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães proferiu palestra magna sobre Análise da Situação de Saúde – Rede de atenção à Saúde, Programas e Linhas de Cuidado, Dados e Indicadores de saúde, Repasses e Investimentos. O gestor apresentou as unidades de unidades de saúde do saúde do município e os principais projetos pensados para melhorar a área. Ao final, a população fez perguntas e apresentou propostas.

“Há cerca de dez anos começamos a planejar a reestruturação da nossa rede. Construímos diversas unidades e aperfeiçoamos o funcionamento de uma série de serviços. Hoje, o nosso maior desafio é melhorar a qualidade do atendimento. A Secretaria de Saúde elegeu a Atenção Primária como foco para potencializar essa melhora. Segmento esse que depende majoritariamente de profissionais e de pessoas”, afirmou o secretário.

Conferência

A 7ª Conferência Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia tem como tema central Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS. O evento, que ocorre a cada quatro anos, reúne todos os segmentos envolvidos no SUS para propor melhorias ao sistema. Todas as propostas aprovadas em plenária são apresentadas na etapa Estadual da Conferência e posteriormente na Conferência Nacional de Saúde, que este ano será realizada em agosto, em Brasília.