População já usufrui dos atendimentos diretos no Alto Paraíso; ação segue neste sábado, 12

Por Allan David

11 de março de 2022

Por Allan David

11 de março de 2022

Foto: Rodrigo Estrela

Prestação de serviços presenciais e gratuitos ocorre nesta sexta (11) e sábado (12), das 8h às 13h, na Escola Municipal São Francisco de Assis; são ofertados centenas de serviços de saúde, assistência social, acesso a emprego e outras facilidades

Mais de 4 mil moradores do Jardim Alto Paraíso e região devem usufruir, nesta sexta-feira (11), dos serviços oferecidos pela Prefeitura de Aparecida no 1º dia de atendimentos diretos prestados no mutirão Prefeitura em Ação, que está na sua 29ª edição. A ação ocorre na Escola Municipal São Francisco de Assis, no Alto Paraíso, onde a coordenação do programa espera atender 8 mil moradores até este sábado (12), no último dia do evento.

São mais de 130 tipos de serviços realizados gratuitamente pela Prefeitura de Aparecida, Câmara Municipal e outras instituições privadas apoiadoras do mutirão.

Moradores de bairros como Aeroporto Sul, Dom Bosco, Jardim Himalaia, Vila Del Fiori, Alto Paraíso e outros setores da região chegaram cedo hoje para utilizar os serviços. Eles foram recepcionados pelo prefeito Gustavo Mendanha e pelo vice-prefeito Vilmar Mariano, que coordenaram os trabalhos na Escola São Francisco de Assis.

Prefeito Gustavo Mendanha e o vice, Vilmar Mariano, atenderam a população no gabinete itinerante – Foto: Rodrigo Estrela

“No mutirão, a gente busca dar solução aos problemas que a população tem no dia a dia. E não só problemas burocráticos. Estamos também cuidando das ruas e dos espaços públicos limpando, roçando lotes baldios, sinalizando as vias e oferecendo vários outros serviços à comunidade”, explicou Gustavo Mendanha.

O vice-prefeito Vilmar Mariano ressaltou os objetivos que a Prefeitura de Aparecida visa a alcançar na força-tarefa. “Levamos o Prefeitura em Ação para os bairros justamente para beneficiar as pessoas que mais necessitam. A gente atende os moradores diretamente na região onde eles moram, em uma semana inteira de mutirão.”

A auxiliar de produção Maísa Ferreira, do Aeroporto Sul, aproveitou a ação para cadastrar sua mãe no CadÚnico e fazer exame oftalmológico. “É mais rápido e prático do que eu ter que me locomover para ir ao oftalmologista e ao CRAS [Centro de Referência em Assistência Social] para resolver isso”, avaliou ela.

Já Jeane de Oliveira, que é secretária do lar, saiu do Dom Bosco, onde mora, para fazer o cartão de estacionamento da Pessoa com Deficiência. “O cartão vai me ajudar a encontrar vagas para estacionar nos médicos onde eu vou direto levar minha filha para fazer tratamento. Vai facilitar muito.”

Moradores aproveitaram para colocar em dia os cuidados com a visão – Foto: Rodrigo Estrela

Titular da pasta responsável pelo Prefeitura em Ação, o secretário de Ação Integrada, Vanilson Bueno, estimou que, no total, esta edição do Alto Paraíso deve beneficiar 60 mil pessoas direta e indiretamente. “Isso é um trabalho em equipe feito pela Prefeitura de Aparecida e nossos parceiros para prestar serviços à comunidade”, enfatizou.

No Prefeitura em Ação são prestados serviços como cadastro e atualização no CadÚnico, consultas oftalmológicas, encaminhamento para entrevista de emprego, corte de cabelo gratuito, emissão do passaporte do idoso e da pessoa com deficiência, e orientações sobre o vale-gás, do Governo Federal. Também são realizadas doações de cães e gatos, distribuição de mudas de plantas e entretenimento para as crianças, entre outros serviços.